Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Smart Sampa espalhou 25 mil câmeras de monitoramento por São Paulo | AS Photography
O programa de segurança Smart Sampa, da Prefeitura de São Paulo, contabilizou até esta quinta-feira (7/8) 3.058 flagrantes. O sistema de videomonitoramento inteligente aciona a Guarda Civil Metropolitana (GCM), responsável pelas prisões.
Continua depois da publicidade
O número reflete a eficácia da atuação da GCM em conjunto com sistemas de inteligência artificial e análise de imagens em tempo real, feitas a partir das mais de 31,6 mil câmeras espalhadas pela capital.
Dessas, 20 mil são da prefeitura, e 11,6 mil foram integradas por terceiros. As ocorrências incluem furto, roubo, tráfico de drogas, vandalismo e outras infrações detectadas pelas câmeras conectadas ao programa.
“Esse resultado mostra como a tecnologia, quando bem aplicada, pode ser uma poderosa aliada da segurança pública. O Smart Sampa representa um novo modelo de cidade inteligente”, afirma o secretário de Segurança Urbana de São Paulo, Orlando Morando.
Continua depois da publicidade
O sistema já se mostrou eficaz no apoio às ações da GCM. A inovação foi determinante para a prisão de um criminoso que furtava celulares no Parque da Independência, na zona sul da cidade. A partir das imagens, os agentes da central de monitoramento observaram a ação do suspeito e acionaram a viatura mais próxima.
Além das prisões em flagrante, o Smart Sampa contribuiu para a localização de 1.603 foragidos e de 79 pessoas desaparecidas.
A ferramenta tem aprovação de 91% da população paulistana, segundo o Instituto Real Time Big Data. O levantamento, realizado em abril, avaliou como positivos os primeiros 100 dias do programa.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade