A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 30 Setembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Sistema de segurança de SP com 40 mil câmeras vence prêmio internacional

Equipamentos têm algoritmos capazes de fazer o reconhecimento facial, ler placas e emitir alerta de invasões

Yasmin Gomes

29/09/2025 às 22:30  atualizado em 29/09/2025 às 23:41

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Ferramenta se destacou na América Latina por ter uma abordagem ampla, ajudando na gestão dos espaços públicos

Ferramenta se destacou na América Latina por ter uma abordagem ampla, ajudando na gestão dos espaços públicos | Pexels

O sistema de segurança urbana da Prefeitura de São Paulo, Smart Sampa, foi reconhecido nesta segunda-feira (29/9) como uma das cinco iniciativas vencedoras do Prêmio UCCI 2025 de Inovação Ibero-americana, em Madri, na Espanha.

Continua depois da publicidade

Com 40 mil câmeras de videomonitoramento integradas em todas as regiões da capital paulista, o programa reúne inteligência artificial, sensores urbanos, geolocalização e monitoramento em tempo real, sendo o único a se destacar na área de segurança pública.

A ferramenta se destacou na América Latina por ter uma abordagem ampla, ajudando na gestão dos espaços públicos e facilitando decisões rápidas para as equipes de segurança urbana.

Do total, 20 mil equipamentos são próprios da plataforma e 20 mil são integrados do setor privado. São 9 mil aparelhos conectados na região central, 11 mil na zona oeste, 8,5 mil na zona leste, 8,5 mil na zona sul e 3 mil na zona norte.

Continua depois da publicidade

Smart Sampa

Segundo a administração municipal, o Programa Smart Sampa é formado por 40 mil câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade, em especial nas áreas de divisa com outras cidades. O sistema tecnológico de monitoramento inteligente por câmeras é o maior da América Latina.

Os equipamentos têm algoritmos capazes de fazer o reconhecimento facial, ler placas de veículos e emitir alerta de invasões, vandalismos e furtos, por exemplo.

O sistema está integrado ao banco de dados de pessoas desaparecidas, ao banco de dados de foragidos da Justiça e está sendo conectado ao Córtex, do governo federal, para acesso a placas de veículos com registros de roubo e furto.

Continua depois da publicidade

Além de permitir a integração com vários órgãos do serviço público, como o Samu, CET e polícias Militar e Civil, entre outros.

O programa de videomonitoramento ajudou a prender, em média, 12 foragidos da Justiça por dia na cidade de São Paulo.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados