Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Túnel submerso terá 870 metros de extensão e ficará a 21 metros de profundidade em relação ao nível do mar | Divulgação/Governo de SP
O Governo de São Paulo lançou o site oficial das obras do Túnel Santos-Guarujá, o primeiro túnel submerso do Brasil.
A plataforma contém informações detalhadas sobre o projeto, como o valor investido, a geração de empregos e os benefícios para a população.
Continua depois da publicidade
O túnel faz parte de uma Parceria Público-Privada, e nesta segunda-feira (20/10), foi anunciado o vencedor oficial e definitivo do leilão para construção, operação e manutenção do projeto.
As obras do primeiro túnel submerso do Brasil deverão ser iniciadas em 2026, com construções complementares que visam melhorar a fluidez do trânsito local e preparar as cidades para o novo fluxo de veículos.
O túnel conectará as cidades litorâneas de Santos e Guarujá, e reduzirá um trajeto realizado em 55 minutos para cinco minutos, beneficiando mais de 2 milhões de pessoas.
Continua depois da publicidade
Ao todo, serão gerados cerca de 9 mil empregos diretos e indiretos, com investimento de R$ 6,8 bilhões.
O túnel submerso terá 870 metros de extensão e ficará a 21 metros de profundidade em relação ao nível do mar.
De estilo multimodal, o projeto construirá três faixas por sentido, uma delas exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de passagens para pedestres, ciclistas e uma galeria de serviços. Entenda como o túnel será construído.
Continua depois da publicidade
O Governo de São Paulo divulgou, com o lançamento do site, o cronograma de execução, desde a validação do contrato até a entrega do túnel.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade