Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Segundo a Anvisa, estudos internacionais apontam que o DMPT pode causar câncer e o TPO é tóxico para a reprodução | Pexels (ilustrativa)
A Anvisa proibiu o uso de duas substâncias químicas presentes em produtos para unhas, cosméticos, perfumes e itens de higiene pessoal. A decisão foi aprovada nesta quarta-feira (29/10) e procura proteger a população de riscos de câncer e problemas de fertilidade.
Continua depois da publicidade
As substâncias vetadas são o TPO (óxido de difenil fosfina) e o DMPT (N,N-dimetil-p-toluidina), também chamado de dimetiltolilamina. Elas são usadas principalmente em esmaltes e unhas em gel que precisam de luz ultravioleta ou LED para fixar.
Com a nova regra, está proibida a fabricação, importação e registro de produtos que contenham essas substâncias. As empresas terão 90 dias para retirar os itens das prateleiras e interromper as vendas.
Segundo a Anvisa, estudos internacionais apontam que o DMPT pode causar câncer e o TPO é tóxico para a reprodução, podendo afetar a fertilidade.
Continua depois da publicidade
Com a decisão, o Brasil segue o padrão da União Europeia, que também baniu os dois ingredientes por motivos de segurança.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade