Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Central de Atendimento ao Eleitor de Taboão da Serra foi inaugurada na manhã desta quarta-feira | /Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo
Após a biometria passar a ser obrigatória em Taboão da Serra, na manhã de ontem foi inaugurada oficialmente na cidade, a Central de Atendimento ao Eleitor. No local, que fica na avenida Armando de Andrade, 1.315, as duas zonas eleitorais do município (324ª e 416ª) realizarão todos os atendimentos voltados ao eleitor. A ideia é realizar na central cerca de 1.500 biometrias por dia.
Continua depois da publicidade
Participaram da cerimônia oficial de inauguração o prefeito Fernando Fernandes, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin, juízes eleitorais, vereadores e outras
autoridades.
"A biometria é um avanço muito grande, ela permite que avancemos no sistema eleitoral. Com a biometria vamos reduzir o número de eleitores e com isso o voto passa a ser ainda mais consciente", disse o prefeito Fernando
Continua depois da publicidade
Fernandes.
A biometria se tornou obrigatória no município no dia 1º de agosto, totalizando 479 cidades com o cadastramento biométrico obrigatório no estado de São Paulo, sendo Taboão a terceira maior do grupo. O seu eleitorado será identificado pelas digitas nas eleições municipais de 2020.
"Essa central é uma iniciativa do Tribunal porém faz parte de um trabalho em conjunto com a prefeitura. A biometria é um fator de inclusão de cidadania e um salto de qualidade no sistema, ela garante mais transparência no voto", complementou o presidente do TER Carlos Eduardo Cauduro.
Continua depois da publicidade
O município tem 207.542 eleitores, dos quais 79.992 (38,54%) realizaram o cadastramento biométrico, que está disponível desde 2015. Taboão da Serra tem uma população estimada de 283.570
habitantes.
ATENDIMENTO.
Continua depois da publicidade
De acordo com uma das chefes de cartório da Central de Atendimento ao Eleitor de Taboão da Serra, Luana Naomi, a ideia é atender até 1.500 biometrias por dia. "Temos 50 guichês e podemos atender 50 eleitores a cada 15 minutos. A média que disponibilizamos é de 1.500 vagas de atendimento por dia".
Ainda segundo Luana, os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h e um sábado ao mês (sempre o segundo), das 8h às 13h.
Os interessados em realizar a biometria devem agendar o atendimento no site www.tre-sp.jus.br. No dia é preciso apresentar um documento oficial com foto, comprovante de residência recente e título eleitoral. (Matheus Herbert)
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade