A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 20 Janeiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

TCE realiza fiscalização em unidades de saúde

Tribunal de Contas do Estado de São Paulo fez fiscalização em mais de 200 municípios para checar as condições da saúde

Matheus Herbert

27/11/2019 às 01:00  atualizado em 14/04/2021 às 15:32

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Área de emergência do Hospital Geral Estadual do Itaim Paulista em São Paulo lotada de pacientes

Área de emergência do Hospital Geral Estadual do Itaim Paulista em São Paulo lotada de pacientes | /DIVULGAÇÃO/TCE

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) faz nesta terça-feira, fiscalização ordenada em mais de 200 municípios para checar as condições da saúde. Os trabalhos "in loco", que mobilizam cerca de 300 agentes de fiscalização, podem ser acompanhados em tempo real por meio de uma central de monitoramento.

Continua depois da publicidade

A blitz verifica, de forma concomitante e em tempo real, as condições dos serviços nos hospitais municipais, nas Unidades Básicas de Saúde, nas Unidades de Pronto Atendimento e nos
prontos-socorros.

Os dados, colhidos em 299 entidades fiscalizadas - 270 municipais e 29 estaduais - serão confrontados com as informações levantadas na última fiscalização, realizada em 25 de junho deste ano, que ocorreu em uma amostra de 229 cidades jurisdicionadas à Corte de Contas paulista.

Em São Paulo, os agentes encontraram a área de emergência do Hospital Geral Estadual do Itaim Paulista, lotada de pacientes. Em Cananéia remédios vencidos foram encontrados em unidade de
saúde.

Continua depois da publicidade

Já na cidade de Mogi das Cruzes, no Hospital Municipal Prefeito Waldemar Costa Filho (Brás Cubas), a fiscalização encontrou filas, pessoas em pé, sem ter lugar para sentar, falta de ar-condicionado e ventiladores. A prefeitura informou que "já determinou um plano aumentar o conforto dos pacientes".

Ordenadas.

Realizadas desde 2016, as chamadas "fiscalizações ordenadas" são feitas de forma surpresa - nas quais os agentes de fiscalização saem a campo para avaliar não só a legalidade, mas também a qualidade do gasto dos recursos em políticas e serviços públicos As ações consistem no deslocamento de agentes para inspecionar "in loco" diversas áreas da administração, como transporte, merenda e material escolar, almoxarifado, tesouraria, creches, hospitais, unidades básicas de saúde, obras públicas, resíduos sólidos, segurança e outros itens.
(EC)

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados