A+

A-

Alternar Contraste

Domingo, 28 Setembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Técnico do Palmeiras vai virar nome de estação de trem? Entenda

Ao ver o mapa do projeto, muitos torcedores associaram imediatamente a futura estação Abel Ferreira ao atual técnico do Palmeiras

Monise Souza

28/09/2025 às 14:30

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Técnico Abel Ferreira segue "em alta", mas desta vez não apenas pelos títulos conquistados com o Palmeiras

Técnico Abel Ferreira segue "em alta", mas desta vez não apenas pelos títulos conquistados com o Palmeiras | Divulgação/Palmeiras

Ainda em fase de audiências públicas, a futura linha 16–Violeta do Metrô de São Paulo já virou assunto nas redes sociais.

Continua depois da publicidade

O motivo não é o traçado de 25 estações ligando Oscar Freire, na zona oeste, a Cidade Tiradentes, na zona leste, mas sim o nome de uma das paradas, que foi chamada de Abel Ferreira.

Ao ver o mapa do projeto, muitos torcedores associaram imediatamente a futura estação ao atual técnico do Palmeiras, que desde 2020 acumula dez títulos pelo clube.

Em tom de brincadeira, internautas sugeriram que outros treinadores recebessem a mesma “homenagem”. “Se vai ter Abel Ferreira, eu exijo Dorival Jr.”, comentou um torcedor. “Por que não Muricy Ramalho?”, escreveu outro.

Continua depois da publicidade

A coincidência, no entanto, não tem relação com o português campeão pelo Verdão. O nome da estação remete à avenida Vereador Abel Ferreira, na zona leste, batizada em 1987 em memória do político homônimo.

Quem foi Abel Ferreira

Nascido em 1906 em Viseu, Portugal, Abel Ferreira chegou ao Brasil em 1913. Foi subdelegado de polícia no Belém entre as décadas de 1930 e 1940 e, posteriormente, atuou na política paulistana, eleito vereador em 1954 pelo PSP, partido de Adhemar de Barros.

Ele deixou a vida pública no fim dos anos 1970 e faleceu em 1986. No ano seguinte, o então prefeito Jânio Quadros oficializou seu nome na avenida que hoje dá origem à futura estação.

Continua depois da publicidade

Linha dos Parques

Com 32 quilômetros de extensão, a futura Linha 16-Violeta, também conhecida como “Linha dos Parques”, promete ligar o metrô aos parques de São Paulo. A nova linha contará com 25 estações, ligando a zona leste à zona oeste.

O ramal será integrado a oito linhas já existentes ou em construção: 1-Azul, 2-Verde, 4-Amarela, 6-Laranja, 10-Turquesa, além das futuras 19-Celeste, 20-Rosa e 22-Marrom.

As audiências públicas estão marcadas para os dias 7 e 8 de outubro e devem esclarecer dúvidas da população antes da publicação do edital de concessão, prevista para o primeiro semestre de 2026. Só depois da definição da empresa vencedora é que as obras poderão começar.

Continua depois da publicidade

Fases da nova linha

A primeira fase da nova linha do Metrô terá 16 estações e ligará a região do Aricanduva, na zona leste, a Oscar Freire, na zona oeste, em somente 30 minutos de percurso, reduzindo o trajeto atual em uma hora.

Além disso, a linha contará com sete integrações, sem contar com a conexão com três terminais de ônibus.

  • Linha 1-Azul, na estação Ana Rosa
  • Linha 2-Verde, nas estações Ana Rosa e Anália Franco
  • Linha 4-Amarela, na estação Oscar Freire
  • Linha 6-Laranja e Linha 10-Turquesa, na estação São Carlos
  • Futura Linha 19-Celeste, na Estação Jardim Paulista

Em uma segunda fase, o projeto prevê a expansão do ramal, ligando Abel Ferreira até a Cidade Tiradentes.

Continua depois da publicidade

Enquanto isso, nas redes sociais, o técnico Abel Ferreira segue “em alta”, mas desta vez não apenas pelos títulos conquistados com o Palmeiras, mas também por dividir, por coincidência, nome com uma das futuras estações do metrô paulistano.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados