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Decisão simboliza o fim de um modelo regulatório em vigor desde a privatização do setor de telecomunicações | Marcello Casal Jr./Agência Brasil
A operadora Vivo comunicou à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que encerrará o serviço de telefonia fixa em todo o Brasil a partir de 31 de dezembro. A decisão simboliza o fim de um modelo regulatório em vigor desde a privatização do setor de telecomunicações, nos anos 1990.
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Com a mudança, a empresa deixa o regime público e passa a operar integralmente no regime privado, o que amplia a autonomia para definir preços, planos e estratégias comerciais.
No modelo anterior, a operadora era obrigada a cumprir metas de universalização e garantir a continuidade do serviço, exigências que deixam de valer com a nova configuração.
Como contrapartida à migração, a Vivo assumiu o compromisso de investir R$ 4,5 bilhões em infraestrutura de telecomunicações.
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O plano prevê a ampliação da rede de fibra óptica em 121 municípios e o reforço da cobertura de telefonia móvel em outras 649 localidades.
A empresa informou ainda que os atuais clientes de telefonia fixa não serão prejudicados com o encerramento do serviço e que a transição será conduzida de forma gradual, em diálogo com a agência reguladora.
As operadoras de telefonia e internet seguem as determinações da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). Se por algum motivo, você deixou de pagar sua conta de telefone fixo, celular ou internet, saiba que a operadora deve notificá-lo antes de cortar o serviço.
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