Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Mais de 70 mil operações já foram feitas sem precisar de cartório | Reprodução/Agência SP
Desde o lançamento da Transferência Digital de Veículos (TDV), em março de 2024, mais de 70 mil operações digitais foram realizadas, gerando economia estimada de R$ 23 milhões para os cidadãos e o poder público.
Continua depois da publicidade
O valor considera custos evitados com deslocamentos, uso de despachantes e reconhecimento de firma em cartório. A inovação foi desenvolvida pela Prodesp, empresa de tecnologia do Governo de São Paulo vinculada à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD).
A TDV reduziu de vários dias para poucos minutos o tempo necessário para a conclusão do processo. A solução integra inteligência artificial e tecnologias avançadas, como blockchain e sistemas de criptografia, garantindo agilidade e proteção de dados.
O serviço pode ser acessado pelo aplicativo do Poupatempo ou pelo portal do Detran-SP. Para utilizá-lo, basta ter uma conta nível prata ou ouro no GOV.BR e fazer o reconhecimento facial. O sistema preenche automaticamente os dados do veículo a partir de bases oficiais.
Continua depois da publicidade
O Detran-SP estabeleceu novas regras para o emplacamento de veículos em São Paulo, com foco na redução de custos para os motoristas. As mudanças começaram a valer no início de agosto.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade