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Cotidiano

Trem que ligará São Paulo ao interior muda local do ponto final

Decisão é uma mudança significativa no projeto do Trem Intercidades (TIC)

Monise Souza

23/05/2025 às 13:50  atualizado em 23/05/2025 às 16:08

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Antes da mudança, trem chegaria a capital paulista pela Estação da Barra Funda

Antes da mudança, trem chegaria a capital paulista pela Estação da Barra Funda | Divulgacao/CRRC

O Trem Intercidades (TIC), que vai ligar São Paulo a Campinas, no interior paulista, em uma locomotiva sobre trilhos com velocidade de até 140 km/h, terá a Estação Água Branca como o ponto final na cidade de São Paulo.

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A decisão é uma mudança significativa no projeto, que chegaria à capital paulista pela Estação da Barra Funda.

Desde o início do planejamento de implantação do novo modal, a previsão de que a viagem duraria 64 minutos.

Com previsão de início da primeira fase de obras em 2026, o local será ampliado e modernizado para abrigar pelo menos sete modais de transporte diferentes.

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Trem Intercidades

De acordo com a concessionária TIC Trens, com a mudança, será implantado um novo “hub de mobilidade” na Estação Água Branca, que atualmente pertence à linha 7-Rubi, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), e é privatizada.

A TIC Trens afirmou que a reforma, no valor de R$ 1,3 bilhão, será dividida em fases e o projeto prevê ampliação nas plataformas de embarque, criação de acessos em nível, mezanino, novas bilheterias, nova sala de supervisão operacional e modernização do edifício.

Como funcionará

Trem Intercidades (São Paulo - Campinas)

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  • Trajeto: Água Branca - Campinas
  • Tempo de trajeto: 1 hora e 4 minutos (64 minutos)
  • Velocidade do trem: até 140 km/h
  • Capacidade: 860 passageiros por viagem
  • Preço da passagem (previsão): R$ 64

Fase do projeto

O leilão de concessão ocorreu em 29 de fevereiro do ano passado, na sede da Bolsa de Valores de São Paulo.

A concessionária agora trabalha, até começar efetivamente a obra, no processo de “pré-construção”, o qual Pedro Moro, que é o novo diretor-presidente da TIC Trens, considera ter três diretrizes principais:

  • Elaboração de todos os projetos executivos de obra, estações, sistemas, energia, etc.
  • Obtenção das licenças ambientais
  • Desapropriações

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