Trivia Trens começa a operar linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade; CPTM ‘encolhe’

A Trivia Trens iniciou a fase de transição nas plataformas e assume o controle definitivo em julho

Obras do TIC estão programadas para ter início em 2026

A responsabilidade pela circulação dos trens segue sob comando da CPTM até o início da chamada operação assistida, programada para julho | Divulgação/Governo do Estado

A concessionária Trivia Trens começou a participar das operações das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM nesta quinta-feira (21/5), dando início ao processo de transição da gestão dos ramais para a iniciativa privada. O Serviço Expresso Aeroporto também faz parte da concessão do chamado Lote Alto Tietê.

Continua após a publicidade

Nesta primeira etapa, definida como prática operacional supervisionada, funcionários da empresa privada passaram a acompanhar e executar atividades do sistema ferroviário ao lado das equipes da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

A fase funciona como preparação para a transferência definitiva das operações, prevista para ocorrer nos próximos meses.

De acordo com a concessionária, os colaboradores estão sendo integrados gradualmente à rotina ferroviária, com participação em procedimentos ligados à operação, atendimento e funcionamento interno das linhas.

Continua após a publicidade

Apesar da atuação das equipes da empresa, a responsabilidade pela circulação dos trens segue sob comando da CPTM até o início da chamada operação assistida, programada para julho.

A expectativa é que, a partir do dia 21 de julho, a Trivia Trens passe a administrar integralmente os serviços de operação e manutenção dos três ramais concedidos.

A empresa também ficará responsável pela gestão de estações como Luz, Brás e Palmeiras-Barra Funda.

Continua após a publicidade

Com a mudança, a CPTM deixará de operar a maior parte da malha ferroviária metropolitana e permanecerá apenas à frente da Linha 10-Turquesa.

Trivia Trens treina funcionários

Um dia antes do início da fase supervisionada, a concessionária reuniu mais de mil funcionários em uma cerimônia realizada no Clube Atlético Juventus, em São Paulo.

O evento marcou o encerramento do treinamento das equipes das áreas de atendimento, tráfego e Centro de Controle Operacional (CCO).

Continua após a publicidade

Segundo a empresa, o processo de formação incluiu centenas de horas de capacitação, com conteúdos voltados para procedimentos operacionais, comunicação com passageiros e atuação em situações de ocorrência.

Além dessas equipes, profissionais da área de manutenção também concluíram treinamento para atuação nas linhas concedidas.

O contrato de concessão terá duração de 25 anos e prevê investimentos de aproximadamente R$ 14,3 bilhões.

Continua após a publicidade

Entre os projetos previstos estão ampliações das linhas 11, 12 e 13, além da modernização de estações e sistemas operacionais.