Entre em nosso grupo
2
Cabe ao Ministério da Defesa operacionalizar o envio de soldados; tropas federais deverão dar apoio à realização das eleições municipais
05/11/2020 às 14:49
Continua depois da publicidade
O pedido de envio das tropas a Ceará, Piauí e Tocantins foi feito pelos respectivos Tribunais Regionais Eleitorais dos estados | /José Cruz/Agência Brasil
O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta quinta-feira o envio das Forças Armadas para os estados do Ceará, Tocantins e Piauí. As tropas federais deverão dar apoio à realização das eleições municipais, que estão marcadas para os dias 15 (1º turno) e 29 (2º turno) de novembro.
O pedido de envio das tropas foi feito pelos respectivos Tribunais Regionais Eleitorais dos estados. Agora, cabe ao Ministério da Defesa operacionalizar o envio de soldados. O número de cidades que receberão as Forças Armadas não foi divulgado.
Segundo o relator, ministro Luís Roberto Barroso, a aprovação do envio das tropas foi justificada devido às seguintes razões: histórico de conflitos em pleitos anteriores; a existência de conflitos entre facções criminosas nas localidades; o reduzido efetivo de policiais nas localidades e; reiteradas tentativas de captação ilícita de sufrágio dos eleitores indígenas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade