Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Túnel submerso terá 870 metros de comprimento e ficará a 21 metros de profundidade | Divulgação/Governo de SP
O leilão do Túnel Santos-Guarujá acontece nesta sexta-feira (5/9), às 16h, na Bolsa de Valores (B3), e deve marcar o início das etapas do projeto para as obras mais aguardadas do litoral de São Paulo.
Continua depois da publicidade
A previsão é que a construção dure cerca de cinco anos, com entrega estimada para o início da próxima década.
A obra recebeu, em agosto, a licença ambiental prévia da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), o que viabilizou o leilão.
O investimento estimado é de R$ 6,8 bilhões, dos quais até R$ 5,1 bilhões serão aporte público dividido entre os governos estadual e federal. O contrato de 30 anos abrangerá construção, operação e manutenção.
Continua depois da publicidade
O túnel submerso terá 870 metros de comprimento e ficará a 21 metros de profundidade. A estrutura será formada por blocos pré-moldados, colocados em uma área escavada no canal do estuário.
A obra será realizada para preservar a operação do Porto de Santos e garantir a passagem de embarcações.
Além de encurtar o trajeto, a nova ligação deve estimular o turismo, fortalecer a economia local e reduzir as emissões, pois priorizará o transporte coletivo e sustentável, segundo o Governo de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Atualmente, a travessia entre Santos e Guarujá leva em média 18 minutos de balsa, sujeita a longas filas, ou até 1 hora de carro pela estrada.
Com o túnel, o percurso poderá ser feito em apenas 5 minutos, beneficiando cerca de 2 milhões de moradores e trabalhadores da região.
Além do túnel, outras frentes de trabalho estão em andamento na região.
Continua depois da publicidade
O Lote Litoral, que já passa por obras desde 2024, tem previsão de durar até 2029, com duplicação de rodovias, construção de 27 passagens em desnível e implantação de 108 quilômetros de marginais.
Já o projeto da 3ª pista da Imigrantes, ainda em fase de estudos, deve levar de sete a oito anos para ser concluído, devido à complexidade dos túneis e viadutos previstos.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade