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Cotidiano

Túnel Santos-Guarujá oficializa multinacional portuguesa responsável por obras

Primeiro túnel submerso do Brasil terá 870 metros de comprimento e ficará a 21 metros de profundidade

Monise Souza

20/10/2025 às 16:00

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Túnel Imerso Santos-Guarujá promete impulsionar a economia da Baixada Santista

Túnel Imerso Santos-Guarujá promete impulsionar a economia da Baixada Santista | Divulgação/Governo de SP

O Túnel Imerso Santos-Guarujá, primeiro túnel submerso no Brasil, promete impulsionar a economia da Baixada Santista. 

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A concessionária portuguesa Mota-Engil, que venceu o leilão do Túnel Santos-Guarujá realizado em setembro deste ano, foi oficializada pelo Governo de São Paulo como vencedora definitiva do certame, nesta segunda-feira (20/10).

A empresa espanhola Acciona e a portuguesa Mota-Engil foram as únicas interessadas em participar do leilão.

A partir de agora, o projeto avança para a fase de definição da área onde será construída, em Santos ou Guarujá, a doca de montagem dos módulos de concreto, cuja previsão é para 2026.

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A produção dos módulos deve começar em 2027, a montagem da estrutura imersa está prevista até 2030, e as obras de acesso nos dois municípios também terão início nesse período. A entrega completa e o início da operação do túnel estão previstos para 2031.

Além de dinamizar o mercado de trabalho, a obra pretende beneficiar cerca de 2 milhões de moradores de Santos e Guarujá, além dos turistas que atravessam diariamente entre as duas cidades.

Novo túnel

túnel submerso terá 870 metros de comprimento e ficará a 21 metros de profundidade. A estrutura será formada por blocos pré-moldados, que correspondem aos módulos de concreto, colocados em uma área escavada no canal do estuário.

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O investimento estimado é de R$ 6,8 bilhões, dos quais até R$ 5,1 bilhões serão aportes públicos divididos entre os governos estadual e federal. O contrato de 30 anos abrangerá construção, operação e manutenção.

A obra será realizada para preservar a operação do Porto de Santos e garantir a passagem de embarcações.

As obras também devem gerar aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos durante a construção e operação.

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Tempo de travessia

Atualmente, a travessia entre Santos e Guarujá leva em média 18 minutos de balsa, sujeita a longas filas, ou até uma hora de carro pela estrada.

Com o túnel, o percurso poderá ser feito em apenas cinco minutos, beneficiando moradores e trabalhadores da região, cerca de 2 milhões de pessoas.

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