Entre em nosso grupo
2
Quase 4 milhões de passageiros circularam pelos terminais dos aeroportos de Congonhas e Cumbica em abril
09/06/2022 às 12:52 atualizado em 09/06/2022 às 13:22
Continua depois da publicidade
Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo | Ettore Chiereguini/Gazeta de S Paulo
Com o retorno dos desfiles de escolas de samba em São Paulo e os feriados de Páscoa e Tiradentes, o turismo na cidade de São Paulo teve crescimento de 4,2% em abril na comparação com o mês anterior. O setor alcançou o melhor patamar deste ano sendo que, comparado com o mesmo mês do ano passado, a variação foi de 123%.
Continua depois da publicidade
O setor e a ocupação hoteleira aparece entre os destaques para esse crescimento com faturamento das empresas apresentando altas anuais de 351% e 243%, respectivamente. O texto conta com informações do "g1".
Além do carnaval e dos feriados, a flexibilização dos protocolos sanitários contra a Covid-19, possibilitado pelo avanço da vacinação, e a retomada da realização de eventos, também contribuíram para o fortalecimento de toda a cadeia do setor.
Mas mesmo com estes resultados animadores especialistas explicam que esse crescimento reflete a dificuldade enfrentada no ano passado. O principal motivo é a segunda onda da pandemia que reduziu significativamente a atividade do setor em 2021.
Continua depois da publicidade
O índice mensal, calculado pela Fecomercio e a SPTuris, da Prefeitura de São Paulo, considera a movimentação nos aeroportos, nas rodoviárias, a taxa de ocupação dos hotéis, o faturamento do setor e os empregos gerados no período.
O indicador mostra o turismo em abril tem o melhor patamar desde dezembro de 2021, mês de festas e férias de fim de ano. Já o mês de janeiro de 2022, que também é um período de férias, registrou uma queda nas atividades do setor. Foram nas primeiras semanas do ano que a cidade enfrentou uma onda de gripe, em razão da disseminação do vírus Influenza que se misturou a uma alta de casos de Covid.
Quase 4 milhões de passageiros circularam pelos terminais dos aeroportos de Congonhas e Cumbica, em Guarulhos em abril, um aumento de 191% em relação ao mesmo período do ano passado. Já as rodoviárias apresentaram crescimento de 166% na comparação anual, com 1 milhão de pessoas circulando em seus terminais. Ainda assim os números seguem abaixo do observado antes da pandemia.
Continua depois da publicidade
A taxa de ocupação nos hotéis, na comparação com abril de 2021, teve uma alta de 46%. Já o número de empregos nas atividades ligadas ao turismo cresceu 10% em relação ao mesmo período de 2021.
Segundo a presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP, Mariana Aldrigui, ainda não é possível afirmar que a recuperação se manterá nos próximos meses. Isso porque as perspectivas econômicas não favorecem as atividades turísticas no terceiro trimestre.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade