Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
 
								Cordilheira do Espinhaço é a única formação geológica do tipo no Brasil | Divulgação
Única cordilheira do Brasil, a Cordilheira do Espinhaço conecta 172 municípios em Minas Gerais e alcança a Chapada Diamantina, na Bahia. E mais: recentemente, quatro novas espécies de plantas foram descobertas no local.
Continua depois da publicidade
Segundo a Tribuna de Minas, as descobertas são das espécies Staelia fimbriata (Rubiaceae) e Wedelia riopardensis (Asteraceae), publicadas na revista Phytotaxa; Eriope carpotricha (Lamiaceae), descrita na Nordic Journal of Botany e; Microlicia geraizeira (Melastomataceae), publicada na Webbia.
As novidades ocorreram na região de Monte Azul e Rio Pardo de Minas, abrangendo áreas como as Serras das Marombas e a Serra Nova.
Com impressionantes 1.200 quilômetros de extensão, a Cordilheira do Espinhaço é desde 2005 uma Reserva Mundial da Biosfera pela Unesco. Ela passa por serras famosas, como a do Cipó, do Caraça, do Itacolomi e a do Ouro Branco, percorrendo Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga.
Continua depois da publicidade
A formação rochosa brasileira reúne 26 parques e unidades de conservação, e é uma das apostas recentes do Governo de Minas para o turismo ecológico.
Entre as atividades estão trekking, mountain bike, observação de fauna e flora, canoagem, balonismo e turismo de aventura. Há 394 cachoeiras catalogadas.
A formação passa ainda por quatro patrimônios mundiais da Unesco: Ouro Preto, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos e a Chapada Diamantina.
Continua depois da publicidade
Há ainda trilhas de longo percurso, algo não comum no Brasil.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade