Universidade focada em esportes é a nova aposta do governo Lula

Declaração foi feita durante encontro no Palácio do Planalto com atletas da ginástica rítmica

Ideia inicial era instalar apenas uma faculdade de futebol, mas o projeto foi ampliado

Ideia inicial era instalar apenas uma faculdade de futebol, mas o projeto foi ampliado | Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (28/8) que o governo vai criar uma “universidade dos esportes” no Brasil. O anúncio oficial deve ocorrer no início de setembro.

Continua após a publicidade

Segundo Lula, a ideia inicial era instalar apenas uma faculdade de futebol, mas o projeto foi ampliado.

Continua após a publicidade

A declaração foi feita durante encontro no Palácio do Planalto com atletas da ginástica rítmica, que conquistaram duas medalhas no mundial realizado no Rio de Janeiro.

Continua após a publicidade

“Achei melhor avançar para algo mais geral, porque a questão do esporte é mega diversa. Eu, agora que estou um pouco mais idoso, virei fã do surfe e do skate”, disse.

Recentemente também chegou a São Paulo, uma academia de criadores de conteúdo, chamada “Community Creators Academy”. A “faculdade” abriu as portas na Vila Leopoldina, na zona oeste de São Paulo.

Continua após a publicidade

Incentivo ao esporte

Ao lado do ministro do Esporte, André Fufuca, Lula destacou também o envio de um projeto de lei para incentivar o futebol feminino. O Brasil sediará a Copa do Mundo da categoria em 2027.

Continua após a publicidade

Na mesma cerimônia, o presidente voltou a defender o Bolsa Atleta, programa federal de apoio a esportistas. “Criamos o Bolsa Atleta porque havia pessoas que queriam treinar, mas não tinham sequer tênis para correr. E ninguém vai patrocinar uma pessoa que não é famosa”, afirmou.