A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 21 Maio 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

USP busca meninas de 14 a 17 anos para curso gratuito de astronomia

Objetivo é estimular o ingresso de mais meninas nas áreas científicas

Yasmin Gomes

20/05/2025 às 22:40

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Astrominas oferece formação básica em ciência e em astronomia

Astrominas oferece formação básica em ciência e em astronomia | OLAA

O projeto "Astrominas", que oferece formação básica em ciência e em astronomia, está com inscrições abertas até o dia 8 de junho por formulário específico.

Continua depois da publicidade

O curso ainda adianta algumas questões que elas vão encontrar quando chegarem à universidade.

Realizado pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo, o projeto é voltado para estudantes matriculadas em escolas públicas ou privadas de todo o Brasil, que tenham entre 14 e 17 anos.

As atividades online são conduzidas por "fadas madrinhas": pesquisadoras graduadas, mestras, doutoras e pós-doutoras, principalmente da USP, mas também de outras universidades.

Continua depois da publicidade

Em princípio, o Astrominas oferece 400 vagas, mas esse número pode aumentar conforme novas voluntárias sejam inseridas no projeto.

O objetivo é estimular o ingresso de mais meninas nas áreas científicas, considerando a grande diferença de gênero.

A formação será realizada entre os dias 17 de julho e 1º de agosto.

Continua depois da publicidade

O conteúdo não será transmitido ao vivo, mas as estudantes selecionadas deverão reservar de três a quatro horas diárias para se dedicar às atividades.

As participantes ativas em todas as atividades obrigatórias receberão um certificado digital da USP.

Outros cursos gratuitos

O programa CultSP Pro, da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativa do estado de São Paulo, está com inscrições abertas para mais de 3,5 mil vagas em mais de 100 cursos gratuitos. As inscrições vão até 1º de junho pelo site.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados