Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
A desorganização em alguns casos, pode estar relacionada ao TDAH | Freepik
A desorganização pode ir muito além de um quarto bagunçado, sendo capaz de definir sua personalidade ao revelar certos comportamentos e emoções recorrentes. Nesse sentido, a psicologia revelou as características que esses indivíduos compartilham e o que está por trás delas.
Continua depois da publicidade
Em conversa ao Cuídate Plus, a psicóloga Olga Albaladejo definiu o termo “desorganizado” como uma forma de resistência ao “sistema estruturado para organizar espaços, tempo ou objetos”.
Às vezes, é percebido como algo negativo, mas para muitas pessoas trata-se de uma escolha que não afeta seu desempenho em outras áreas.
De modo geral, esse tipo de personalidade tende a ser criativa, flexível e menos estruturada na forma de trabalhar ou pensar. “Há pessoas que podem ter um espaço desorganizado, mas serem meticulosas com suas finanças”, explicou a especialista.
No entanto, não existe um único perfil para a desorganização, já que é possível identificar diferentes padrões, como:
Embora não seja algo ruim, em certos momentos ela pode evoluir para um estilo de vida difícil de manter. Caso seja necessário organizar um espaço, o site Sortifyd - especialista em organização - compartilhou alguns conselhos:
Continua depois da publicidade
Em última análise, a desorganização não deve ser vista apenas como um defeito, mas como uma expressão possível de personalidade, contexto de vida e até de criatividade.
Entender os diferentes perfis por trás da bagunça pode ajudar a reduzir julgamentos e abrir espaço para estratégias mais empáticas e funcionais de organização – sempre respeitando o ritmo e as necessidades de cada indivíduo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade