A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) emitiu alerta sobre a qualidade da água nas diversas praias do litoral de São Paulo.
Segundo o último boletim divulgado nesta quinta-feira (2/1), 15 praias do litoral norte e 19 do litoral sul foram classificadas como impróprias para o banho e outras atividades aquáticas.
De acordo com a Cetesb, a população deve evitar o contato com a água nessas áreas devido à presença de contaminantes, pois podem causar problemas de saúde, desde irritações cutâneas até doenças mais graves.
A recomendação é que os banhistas não entrem na água de praias com bandeira vermelha.
Praias impróprias
Confira as praias impróprias por região:
Litoral norte:
Na região do litoral norte, há 15 praias impróprias para o uso:
- Praia de Itaguá – Ubatuba;
- Praia do Lázaro – Ubatuba;
- Prainha – Caraguatatuba;
- Cigarras – São Sebastião;
- São Francisco – São Sebastião;
- Arrastão – São Sebastião;
- Pontal da Cruz – São Sebastião;
- Deserta – São Sebastião;
- Porto Grande – São Sebastião;
- Preta do Norte – São Sebastião;
- Itaquanduba – Ilhabela;
- Itaguaçu – Ilhabela;
- Portinho – Ilhabela;
- Feiticeira – Ilhabela;
- Julião – Ilhabela;
Litoral sul:
Na região sul há 19 praias sem condições de uso:
- Praia do Perequê – Guarujá;
- Praia da Enseada – Guarujá;
- Ponta da Praia – Santos;
- Aparecida – Santos;
- Embaré – Santos;
- Praia do Boqueirão – Santos;
- Praia do Gonzaga – Santos;
- José Menino – Santos;
- Praia dos Milionários – São Vicente;
- Praia do Gonzaguinha – São Vicente;
- Praia Aviação – Praia Grande;
- Praia Vila Tupy – Praia Grande;
- Praia Vila Mirim – Praia Grande;
- Praia Maracanã – Praia Grande;
- Central – Mongaguá;
- Praia Santa Eugênia – Mongaguá;
- Praia Vera Cruz – Mongaguá;
- Praia do Sonho – Itanhaém;
- Bal. Jardim Regina – Itanhaém.
Como estará o tempo
Se está pensando em descer para a praia neste fim de semana, fique atento à previsão do tempo. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, os próximos dias serão de sol entre nuvens com temperaturas em elevação e chuvas isoladas no final das tardes.
Segundo o meteorologista Vinícius Lucyrio, responsável pela análise climática de janeiro de 2025 no Climatempo, o litoral paulista fica sob risco de chuvas volumosas durante e após a passagem de frentes frias, mas não deve ser em forma de pancadas.
As chuvas no final de dezembro causaram alagamentos e deslizamentos no Litoral e na Grande São Paulo. Um deslizamento de terra deixou a rodovia Mogi-Bertioga (SP-098) totalmente interditada na madrugada da última sexta-feira (27/12). A rodovia liga o Alto Tietê ao litoral norte de São Paulo.
