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Cotidiano

Veja como vai ficar o Aeroporto de Congonhas após as obras

Com investimento de R$ 2,4 bilhões, projeto inclui construção de novo terminal de passageiros

Monise Souza

19/08/2025 às 06:59

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Aeroporto de Congonhas deve se tornar mais moderno, seguro e eficiente

Aeroporto de Congonhas deve se tornar mais moderno, seguro e eficiente | Thiago Neme/Gazeta de S. Paulo

O Aeroporto de Congonhas, administrado pela Aena Brasil, deu início às obras de ampliação e modernização, marcadas pela cerimônia da Pedra Fundamental, em dezembro de 2024.

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A infraestrutura começou a ganhar forma com a primeira etapa desse processo, que foi inaugurada no início de agosto, com a nova sala de embarque remoto, que aumentou de 1,4 mil para 3,3 mil metros quadrados (m²).

Veja fotos

Aeroporto de Congonhas, administrado pela Aena Brasil, deu início às obras de ampliação e modernização.
Aeroporto de Congonhas, administrado pela Aena Brasil, deu início às obras de ampliação e modernização.
Infraestrutura começou a ganhar forma com a primeira etapa desse processo.
Infraestrutura começou a ganhar forma com a primeira etapa desse processo.
Obras possuem um investimento de R$ 2,4 bilhões.
Obras possuem um investimento de R$ 2,4 bilhões.
Expectativa, segundo a concessionária, é tornar o aeroporto mais moderno, seguro e eficiente.
Expectativa, segundo a concessionária, é tornar o aeroporto mais moderno, seguro e eficiente.
Novo terminal, que será integrado ao edifício atual, terá mais que o dobro da área.
Novo terminal, que será integrado ao edifício atual, terá mais que o dobro da área.
Serão 37 posições para aeronaves, sendo 19 com "fingers" (pontes de embarque) e 18 remotas.
Serão 37 posições para aeronaves, sendo 19 com "fingers" (pontes de embarque) e 18 remotas.
CEO da Aena também explica que a estrutura foi pensada para melhorar a operação e aumentar o conforto.
CEO da Aena também explica que a estrutura foi pensada para melhorar a operação e aumentar o conforto.
Além da ampliação da sala remota, outras melhorias têm sido realizadas no aeroporto.
Além da ampliação da sala remota, outras melhorias têm sido realizadas no aeroporto.
Outras ações incluem ampliação de raios-x, recapeamento de pistas e instalação de novas lojas e restaurantes.
Fotos: Divulgação
Outras ações incluem ampliação de raios-x, recapeamento de pistas e instalação de novas lojas e restaurantes. Fotos: Divulgação

Com um investimento de R$ 2,4 bilhões, o projeto inclui a construção de um novo terminal de passageiros, que será mais que o dobro do tamanho atual, além de novas pontes de embarque e áreas comerciais de 20 mil m².

A expectativa, segundo a concessionária, é tornar o aeroporto mais moderno, seguro e eficiente. A nova configuração também abre caminho para voos internacionais dentro da América do Sul

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Novo terminal em 2028

O novo terminal, que será integrado ao edifício atual, terá mais que o dobro da área, que passará de 45 mil metros quadrados para 105 mil metros quadrados.

Serão 37 posições para aeronaves, sendo 19 com “fingers” (pontes de embarque) e 18 remotas. O projeto permitirá que cerca de 70% dos embarques sejam realizados por pontes. Segundo Meira, as obras já foram iniciadas e a previsão é que a nova área seja entregue em junho de 2028

O CEO da Aena também explica que a estrutura foi pensada para melhorar a operação e aumentar o conforto, sem necessariamente ampliar o número de passageiros.

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“Vamos sair de um tráfego de 23 milhões por ano para algo em torno de 29 a 30 milhões. Ou seja, mais do que dobrar a infraestrutura sem dobrar a demanda, o que significa mais espaço, mais serviços e uma operação mais eficiente.”

Obras em andamento

Além da ampliação da sala remota, outras melhorias têm sido realizadas no aeroporto. Já foram inauguradas áreas de embarque remoto, reformados banheiros e adquiridos 10 ônibus elétricos para o transporte de passageiros, reduzindo 510 toneladas de CO anuais, segundo a concessionária.

Outras ações incluem ampliação de raios-x, recapeamento de pistas e instalação de novas lojas e restaurantes.

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No entanto, desde que assumiu a gestão, a Aena afirma que aumentou o número de canais de inspeção de 11 para 16, reformou banheiros, redesenhou áreas de acesso e instalou nova sinalização. Um novo bolsão, área destinada ao desembarque de aplicativos de transporte, foi criado para reduzir o trânsito no entorno.

Segundo Meira, esses investimentos parciais ajudam a alcançar as expectativas dos passageiros. “O maior desafio de Congonhas é executar uma obra dessa dimensão com o aeroporto funcionando. Sabemos que o usuário não vai esperar até 2028 para ver melhorias. Por isso, essas entregas parciais são essenciais.”

O diretor da Aena também destacou que Congonhas já opera com pontualidade superior a 85% e reduziu a troca de portões de embarque de 33% para 13% dos voos.

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“Congonhas é estratégico para a malha aérea do País. Não dá para parar o aeroporto. O que estamos fazendo é preparar uma transição organizada e segura, com entregas que melhoram a experiência agora, sem perder de vista o que vem pela frente”, finaliza Meira.

Etapas

A construtora HTB é a responsável pela execução das obras, que ocorrerão em etapas para minimizar os impactos nas operações.

Na primeira fase, que já está em execução, a duração total prevista é de 16 meses. Serão realizadas as seguintes tarefas:

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  • Entrega de hangares provisórios das companhias aéreas;
  • Demolições de edificações da área do pátio remoto;
  • Novos terminais de carga;
  • Intervenções nas pistas de taxiamento de aeronaves e
  • Construção de hangares definitivos.

A segunda etapa terá duração total prevista para cinco meses, com as principais tarefas:

  • Início da construção do píer do novo terminal de passageiros;
  • Revitalização e adaptação do hangar tombado e 
  • Instalação de duas novas esteiras de bagagens.

Na terceira fase, que também deve durar cinco meses, serão realizadas as seguintes atividades:

  • Início da montagem de pontes de embarque do novo píer;
  • Início da montagem do novo sistema de controle e processamento de bagagens;
  • Conclusão da nova saída rápida da pista 35L e 
  • Instalação de quatro novas esteiras de bagagens.

Na fase 4, as principais atividades terão mais cinco meses de duração, e será realizado:

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  • Finalização de obras no pátio remoto;
  • Instalação da sétima esteira de restituição de bagagens e 
  • Finalização da ampliação da área de desembarque.

Já iniciando a finalização, a 5ª fase já entra na fase de entrega das obras:

  • Finalização das obras do novo terminal de passageiros (processador, píer e hangar tombado);
  • Entrega de 16 das 19 novas pontes de embarque;
  • Conclusão de obras no pátio do pavilhão de autoridades e 
  • Finalização da pavimentação das pistas de taxiamento.

Na 6ª e última fase, prevista para a finalização e entrega das obras em junho de 2028:

  • Homologação da Anac;
  • Instalação das companhias aéreas, lojas e restaurantes;
  • Início das operações do novo terminal. 

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