Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O feriado é nacional mas a emenda não é obrigatória para todos os trabalhadores | Divulgação/Arteris Régis Bittencourt
O feriadão do Dia do Trabalhador, comemorado nesta quinta-feira (1/5) se aproxima, neste dia, alguns serviços públicos municipais e estaduais com funcionamento diferenciado na cidade de São Paulo.
Continua depois da publicidade
O feriado é nacional mas a emenda não é obrigatória para todos os trabalhadores. Veja o que você precisa saber para não ser surpreendido durante a festividade.
Até domingo (4/5), alguns equipamentos da Prefeitura de São Paulo terão alteração em seus serviços para melhor atender a população.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai realizar a Operação Estrada para o feriado prolongado do Dia Mundial do Trabalho, de quarta-feira (30/4) a segunda-feira (5/5). A previsão pelas concessionárias é de que 2,5 milhões de veículos utilizarão a malha rodoviária no sentido do litoral e interior.
Continua depois da publicidade
A operação tem como objetivo garantir a segurança de motoristas e pedestres, bem como a fluidez no trânsito, por conta do aumento no fluxo de veículos, especialmente nos acessos às rodovias. Clique aqui para mais informações.
Estarão abertos equipamentos como Assistências Médicas Ambulatoriais, AMAs/UBSs Integradas (sendo que, nestas, a parte da UBS atenderá exclusivamente para vacinação), além dos Hospitais Municipais (HMs), Hospitais Dia (HDs) e Prontos-socorros Municipais (PSMs).
A Prefeitura informa que nesta quinta-feira e na sexta-feira (2/5), algumas unidades na capital paulista estarão com funcionamento alterado em função do feriado do Dia do Trabalhador.
Continua depois da publicidade
Confira o funcionamento:
Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) III funcionarão para demandas internas. Estarão em regime de plantão as divisões de Vigilância de Zoonoses (DVZ), de Vigilância Epidemiológica (DVE) e a Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap).
Os hospitais veterinários públicos sul e leste estarão abertos durante o feriado, assim como aos sábados e domingos, enquanto as unidades norte e oeste permanecerão fechadas.
Continua depois da publicidade
Na quinta e na sexta-feira, o atendimento nos postos de venda em terminais de ônibus e Expresso Tiradentes será das 6h às 22h. Já os postos Jabaquara e Santana e o Posto Central da SPTrans estarão fechados na quinta (1º) e sexta-feira (2).
A frota do sistema de transporte público municipal na quinta-feira (1º) será de 6.676 veículos, o que corresponde a 98% de um sábado. Já no dia ponte (2), a operação será realizada com 11.712 veículos, o que corresponde a 97% de um dia útil.
O rodízio municipal de veículos também estará suspenso nesta sexta-feira.
Continua depois da publicidade
De acordo com o comunicado, as compensações bancárias, incluindo a Transferência Eletrônica Disponível (TED), não serão efetivadas durante o feriado. O sistema de pagamento instantâneo, o PIX, funcionará normalmente durante o feriado, 24 horas por dia, segundo a federação.
Na sexta-feira, o atendimento ao público nas agências bancárias será retomado normalmente nas localidades onde não houver feriado estadual ou municipal, ou ponto facultativo.
As agências dos Correios não abrem aos feriados, tanto estaduais quanto municipais ou nacionais. Retornando o funcionamento normal na quarta-feira.
Continua depois da publicidade
Caso seja necessário contatar os Correios, é possível entrar em contato pelo site ou pelo telefone 3003-0100, para capitais, regiões metropolitanas e demais localidades.
Os parques e planetários municipais estarão abertos e funcionarão de acordo com o horário habitual.
O público também poderá aproveitar a programação especial dos planetários, que funcionarão normalmente durante o período.
Continua depois da publicidade
Entre 1º e 4 de maio a Divisão de Fauna Silvestre (DFS) funcionará em horário reduzido e os viveiros e a Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ) terão o expediente suspenso.
O Elevado Presidente João Goulart, o Minhocão, estará aberto para pedestres em 1º, 3 e 4 de maio, das 7h às 21h45.
Os equipamentos culturais terão alteração em seu horário de funcionamento.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade