O feriado de Corpus Christi acontece nesta quinta-feira (30/05). Confira o funcionamento de alguns setores em São Paulo.
Bancos
Agências não atenderão presencialmente no dia 30 de maio, após a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) estabelecer o feriado bancário na data.
A Bolsa de Valores também não funciona na data, logo não acontecerão negociações nos mercados.
Carnês e contas (água, luz, telefone) vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia seguinte.
Correio
As agências dos Correios não funcionarão no dia 30 de maio. Na sexta-feira (31/05) as agências retomam suas atividades normalmente.
Comércio
No dia do feriado os shoppings funcionarão em horário especial, enquanto os comércios serão abertos conforme a ordem dos donos dos estabelecimentos.
Na sexta-feira (31/05), ambos retomam suas atividades normalmente.
CPTM e Metrô
As linhas da CPTM funcionarão nesta quinta-feira (30/05) com intervalo médio entre os trens igual aos de domingos e feriados. Na sexta-feira (31) o intervalo será de dia útil. No sábado (1) e no domingo (2), o intervalo seguirá o que é aplicado aos fins de semana.
Na sexta (31/05) o metrô ampliará o quadro de funcionários nas estações próximas à região de Santana – especialmente, Tiradentes, Carandiru e Santana (Linha 1-Azul) – em decorrência da Marcha para Jesus.
O Metrô vai dispor de trens reservas para atender às linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata, em caso de aumento de demanda.
No domingo (02/06) a oferta de trens do metrô será maior do que a de um domingo comum em decorrência da Parada do Orgulho LGBT+. Haverá o reforço no quadro de funcionários nas estações mais próximas ao evento – especialmente, nas estações Brigadeiro, Trianon-MASP e Consolação (Linha 2-Verde), além de República (linhas 3-Vermelha e 4-Amarela) –, que também terão direcionamento de fluxo para melhorar e facilitar a chegada e saída dos passageiros.
Ônibus
No feriado do dia 30, a programação das linhas gerenciadas pela EMTU será a de domingos e feriados. Entretanto, as linhas que ligam São Paulo a Guarulhos, Arujá, Itaquaquecetuba, São Bernardo do Campo, Barueri e Osasco terão sua operação alterada.
A frota do sistema de transporte público municipal no feriado contará com 6.609 ônibus em circulação. Na sexta-feira (31/05), o atendimento será feito com 11.635 veículos.
Rodízio
O Rodízio Municipal de Veículos esta suspenso tanto nesta quinta-feira (30/05), quanto na sexta (31/05).
Centros esportivos
Na quinta-feira, no sábado e no domingo os centros esportivos estarão abertos das 6h às 18h. Enquanto na sexta-feira, funcionarão das 6h às 22h.
Parques
Os parques municipais estarão abertos de quinta a domingo. Entretanto, algumas unidades da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) sofrerão mudanças no horário de funcionamento.
Minhocão
O Elevado João Goulart, Minhocão, estará aberto nesta quinta-feira, das 7h às 22h, e na sexta-feira, das 20h às 22h. No sábado e no domingo, das 7h às 22h.
Saúde
Segundo informações da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), as Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) e AMAs/Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas estarão abertas, inclusive para vacinação contra gripe, Covid-19 e multivacinação nesta quinta e sexta-feira.
Veja a seguir os equipamentos que estarão ABERTOS durante o feriado:
- Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) – das 7h às 22h;
- AMAs/Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas – das 7h às 22h;
- Hospitais Municipais (HMs);
- Hospitais Dia (HD) – tanto os que atuam 12h quanto os que atuam 24h;
- Prontos-socorros Municipais (PSMs);
- Unidades de Pronto Atendimento (UPAs);
- Centros de Atenção Psicossocial (Caps) IV;
- Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192;
- Laboratório de Análises Toxicológicas (LAT);
- Complexo Regulador de Urgência e Emergência (Crue);
- Centro de Controle de Intoxicações (CCI).
Funcionarão para demandas internas os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) III. Estarão em regime de plantão a Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ), a Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) e a Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap).
Os quatro hospitais veterinários públicos (norte, sul, leste e oeste) permanecerão fechados no dia 30, quinta-feira; no dia 31, sexta, feira, as unidades norte, sul e leste abrirão das 7h às 17h, enquanto a oeste permanecerá fechada.
*Texto sob supervisão de Diogo Mesquita
