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Projeto do Túnel Santos-Guarujá inclui três faixas de rolamento em cada sentido | Divulgação/MPA
A concessionária portuguesa Mota-Engil venceu o leilão do Túnel Santos-Guarujá, o primeiro submerso do Brasil, que ocorreu nesta sexta-feira (5/9) em São Paulo.
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A empresa ficará com o valor do pedágio e as contraprestações públicas anuais pagas pelos governos federal e estadual.
Com a definição, as obras já podem ser iniciadas. Quando concluídas, as obras devem beneficiar cerca de 2 milhões de moradores de Santos e Guarujá, além de turistas que diariamente cruzam as duas cidades.
A espanhola Acciona foi a única concorrente da portuguesa Mota-Engil no leilão.
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O investimento estimado era de R$ 6,8 bilhões, dos quais até R$ 5,1 bilhões serão aporte público dividido entre os governos estadual e federal. O contrato de 30 anos abrangerá construção, operação e manutenção.
O túnel submerso terá 870 metros de comprimento e ficará a 21 metros de profundidade. A estrutura será formada por blocos pré-moldados, colocados em uma área escavada no canal do estuário.
A obra será realizada para preservar a operação do Porto de Santos e garantir a passagem de embarcações.
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Além de encurtar o trajeto, a nova ligação deve estimular o turismo, fortalecer a economia local e reduzir as emissões, pois priorizará o transporte coletivo e sustentável, segundo o Governo de São Paulo.
Atualmente, a travessia entre Santos e Guarujá leva em média 18 minutos de balsa, sujeita a longas filas, ou até 1 hora de carro pela estrada.
Com o túnel, o percurso poderá ser feito em somente 5 minutos, beneficiando cerca de 2 milhões de moradores e trabalhadores da região.
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