Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Moradores da Vila Mariana reclamam de demora da prefeitura para resolver a situação de árvore gigante que pode cair a qualquer momento
Continua depois da publicidade
A árvore alvo de reclamações de moradores na Vila Mariana | Reprodução
Moradores da rua Loureiro Batista, na Vila Mariana, na zona sul de São Paulo, convivem há mais de dois anos com o risco iminente da queda de uma árvore gigante e em processo de apodrecimento, que, dia após dia, parece inclinar mais. Eles dizem, porém, que a prefeitura foi alertada diversas vezes, mas até hoje não fez o trabalho de remoção da árvore do local.
Continua depois da publicidade
"Há uns dois anos fizemos uma denúncia sobre essa árvore podre na rua. Veio a Defesa Civil, que instaurou um procedimento no 156 [telefone de solicitação de serviços da gestão municipal]. A prefeitura concluiu que a árvore tinha sido envenenada e que havia crime ambiental. Porém, desde então, a árvore permanece lá, cada dia mais inclinada", alertou Cinthia Gonçalves Pereira, promotora de Justiça, que vive em uma casa quase em frente da árvore.
Ela contou à reportagem da Gazeta que a Defesa Civil retornou ao local na última terça (9) e um agente da entidade afirmou que a árvore realmente deveria ser removida "para ontem".
Continua depois da publicidade
"Só que a Subprefeitura da Vila Mariana disse que não pode remover a árvore enquanto não for apurado esse 'crime' [de envenamento da árvore], mesmo com a árvore inclinando cada vez mais e destruindo a calçada", completou a promotora.
O professor aposentado Rubens Possati também disse estar apavorado com o risco de queda da estrutura.
"Ela é muito grande. Pode cair nos fios de alta tensão, ou nos carros, ou nas pessoas, nas crianças. A árvore está seca, mas é gigante. Aquele tronco é pesadíssimo e muito perigoso", alertou.
Continua depois da publicidade
"A prefeitura concorda que o risco é iminente, mas diz que está primeiro investigando quem envenenou a árvore", continuou.
Ele ainda brincou com o repórter da Gazeta:
"Ajuda a gente a resolver esse problema, Bruno, por favor. Se a árvore cair na minha cabeça a culpa é sua".
Continua depois da publicidade
Nesta quarta, São Paulo foi afetada por fortes rajadas de vento, que derrubou várias árvores pela cidade. De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da Prefeitura de São Paulo, os ventos ainda estarão fortes nesta quinta.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de São Paulo para esclarecer a situação. Na resposta, diversas secretarias municipais informaram que "vão solicitar à Administração Regional a imediata remoção do exemplar arbóreo, em caráter emergencial. Caso seja identificado o infrator, este será multado.".
Leia a nota da gestão municipal, na íntegra:
Continua depois da publicidade
"A Secretaria Municipal de Segurança Urbana informa que a Defesa Civil de Vila Mariana foi acionada para atender ocorrência de queda de árvore, na rua Loureiro Batista, 231, na terça-feira (9/8). Os agentes da Defesa realizaram a preservação do local e vistoria prévia para a identificação de riscos de queda. Após a inspeção, a ocorrência foi direcionada para o setor de áreas verdes da Subprefeitura da região.
A Subprefeitura Vila Mariana está elaborando o laudo técnico para a Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA). No momento, três processos foram abertos por meio do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) e estão em andamento com a finalidade de fiscalizar, autuar e remover.
A SVMA enviou uma equipe de fiscalização ambiental no endereço mencionado e foi constatado estado fitossanitário comprometido da árvore por maus tratos. Os técnicos da pasta vão solicitar à Administração Regional a imediata remoção do exemplar arbóreo, em caráter emergencial. Caso seja identificado o infrator, este será multado.
Continua depois da publicidade
Vale ressaltar que as solicitações de avaliação de árvore em área pública, como calçada, canteiros ou praças, devem ser feitas nas Praças de Atendimento das Subprefeituras, no Descomplica SP ou por meio do Portal 156 no telefone 156, no site https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal ou aplicativo SP156, disponível para iPhone e Android.
O prazo para poda de árvore caiu 88%, atingindo cerca 56 dias. No fim de 2018, o prazo era, em média, 319 dias. O valor da multa para poda irregular é de R$850,03".
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade