Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Por meio da mensagem, paciente receberá informações sobre a consulta ou o exame agendado | Marcelo Camargo/agencia brasil
Pacientes da rede pública de saúde de São Paulo começam a receber confirmações de consultas e exames diretamente pelo WhatsApp a partir desta segunda-feira (5/5).
Continua depois da publicidade
O objetivo dessa nova ferramenta é agilizar o processo de agendamento e reduzir o número de faltas, que hoje chega a 25% dos pacientes.
O serviço será enviado pelo número (11) 98889-0156, identificado como Chat SP156 - Confirmação de agenda SUS.
Por meio da mensagem, o paciente receberá informações sobre a consulta ou exame, como data, horário, especialidade, procedimento, unidade e endereço.
Continua depois da publicidade
Em seguida, poderá escolher entre confirmar o compromisso clicando em “SIM” ou cancelar a vaga para liberar o atendimento a outro paciente.
Para utilizar o serviço, é necessário salvar o número na agenda do celular e manter os dados cadastrais atualizados na rede municipal de saúde, incluindo CPF e telefone.
A atualização pode ser feita a cada seis meses ou sempre que houver mudança, pelo aplicativo Agenda Fácil ou presencialmente nas unidades de saúde.
Continua depois da publicidade
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, cerca de nove milhões de pessoas utilizam a rede pública em São Paulo. Por ano, são realizados cerca de 29 milhões de consultas e 81 milhões de exames.
Atualmente, a confirmação é feita por telefone e, muitas vezes, o paciente não é localizado, o que provoca atrasos no atendimento.
O novo modelo de comunicação foi desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia e faz parte do SP156, canal de serviços digitais da cidade.
Continua depois da publicidade
Para quem não possui WhatsApp, a recomendação é manter um telefone de recado atualizado na Unidade Básica de Saúde ou com agentes comunitários.
O secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, explica que, em caso de não confirmação, as equipes tentam contato em dias e horários diferentes para garantir o comparecimento do paciente.
Além disso, o SUS oferece tratamento para doença rara em bebês.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade