Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Alta sazonal no comércio local deve movimentar o mercado de trabalho no fim de ano | Valter Campanato/Agência Brasil
O comércio do Vale do Paraíba deve gerar cerca de 3 mil vagas temporárias para o Natal e o Réveillon, segundo o Sindicato Varejista de Taubaté e Região (Sincovat).
Continua depois da publicidade
A previsão do sindicato é de 2.950 contratações formais (CLT) nas próximas semanas, impulsionadas pelo aumento nas vendas típico das festas de fim de ano.
O setor deve concentrar a maioria das oportunidades. As vagas serão principalmente destinadas a vendedores, caixas, repositores, empacotadores e seguranças.
Segundo o presidente do Sincovat e vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (FecomercioSP), Dan Ginsburg, o cenário é favorável, mas a escassez de mão de obra pode ser um obstáculo.
Continua depois da publicidade
A baixa procura por vagas ocorre apesar da alta demanda das lojas e do ritmo intenso de trabalho no setor. Por isso, muitos lojistas vêm mantendo funcionários temporários desde o meio do ano.
Os empregos temporários suprem a demanda sazonal e podem servir como porta de entrada para vagas efetivas.
Cerca de 20% dos contratados acabam sendo efetivados; contudo, o Sincovat prevê que até 35% dos trabalhadores possam permanecer nas empresas.
Continua depois da publicidade
O possível aumento reflete o otimismo no comércio local após o fim das festas.
Interessados devem acompanhar anúncios em vitrines e redes sociais, além de procurar os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT) das cidades da região.
O movimento de contratações não é exclusivo do Vale. Grandes empresas também reforçam seus quadros: o, a Shopee, empresa de Singapura, se prepara para abrir 10 mil vagas para suprir o alto volume de vendas esperado em dezembro.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade