A Força Aérea Brasileira (FAB) colocou em leilão os destroços do avião C-105 Amazonas, de prefixo FAB 2808, que se acidentou durante uma tentativa de pouso em 2016 no aeródromo de Surucucu, localizado na terra indígena Yanomami, em Alto Alegre, no norte de Roraima.
A aeronave, considerada irrecuperável após o incidente, está com lance inicial de R$ 8.240. Até o momento, não houve interessados.
A venda é destinada exclusivamente a pessoas jurídicas, que precisam apresentar declaração de destinação final do material.
Acidente ocorreu durante missão operacional
O FAB 2808 decolou de Boa Vista em 27 de fevereiro de 2016 para uma missão de apoio ao Destacamento de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA) de Surucucu.
Durante o procedimento de pouso, houve o colapso do trem de pouso, o que fez a aeronave sair da pista.
Apesar do impacto, nenhum dos sete tripulantes ficou ferido.
Devido às dificuldades técnicas e logísticas para realizar o reparo em plena floresta amazônica, o avião acabou permanecendo abandonado nas proximidades do pátio de manobras do aeródromo.
Avião foi desmontado e teve peças reaproveitadas
Fabricado em Valência, na Espanha, o C-105 Amazonas fazia parte de um lote de 12 aeronaves adquiridas pelo Brasil em 2005 e entregues três anos depois.
O modelo atuou por sete anos e cinco meses em missões de transporte de tropas, equipamentos e suprimentos.
Após o acidente, a FAB retirou motores, hélices, assentos e sistemas aviônicos para reaproveitamento nas demais aeronaves da frota.
Já em 2024, teve início o desmonte da fuselagem, com o transporte das peças por helicópteros Black Hawk até a Base Aérea de Boa Vista.
Além do C-105, o leilão inclui um avião C-95 Bandeirante, matrícula 2298, classificado como sucata. Nesse caso, o lance registrado até agora é de R$ 8.850.
