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Black Friday: apenas 59% das ofertas são confiáveis; veja como evitar fraudes

Os smartphones, que prometem ser um dos produtos mais procurados na Black Friday deste ano, responderam pela maioria das ofertas enganosas no evento do ano passado

22/11/2019 às 01:00  atualizado em 26/11/2019 às 13:17

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A Black Friday se consolidou como uma das principais datas no varejo e comércio eletrônicos; data deve movimentar cerca de R$ 4 bilhões, de acordo com levantamento da consultoria Ebit/Nielsen

A Black Friday se consolidou como uma das principais datas no varejo e comércio eletrônicos; data deve movimentar cerca de R$ 4 bilhões, de acordo com levantamento da consultoria Ebit/Nielsen | /Rovena Rosa/Agência Brasil

A Black Friday se consolidou como uma das principais datas no varejo e comércio eletrônicos do Brasil. Após passar por um momento de amadurecimento no mercado brasileiro - no início o evento levava a fama de ser a "Black Fraude" -, neste ano a data deve movimentar mais de R$ 4 bilhões, de acordo com levantamento da consultoria Ebit/Nielsen. A Black Friday está agendada oficialmente para o dia 29.

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Mesmo assim, ainda há um resquício da época em que o evento começava a se firmar. Segundo levantamento da Promobit, plataforma especializada em descontos e promoções, apenas 59% das ofertas analisadas pela empresa em 2018 eram confiáveis.

"Para determinar se uma oferta é boa, analisamos o histórico de preço do produto e não a porcentagem de desconto, o que nos permite pegar quando um produto já esteve mais barato e apareceu em promoção por um preço mais alto", diz Fabio Carneiro, co-fundador da plataforma. Ele explica que os consumidores estão mais espertos e já fazem uma triagem durante a data para evitar golpes.

Os smartphones, que prometem ser um dos produtos mais procurados na Black Friday deste ano, responderam pela maioria das ofertas enganosas no evento do ano passado. Apenas 30% das ofertas recebidas pela Promobit eram configuradas como promoções de verdade. Os notebooks são outra categoria em que o consumidor precisa prestar atenção na hora de avaliar uma oferta: somente 44% das ofertas foram aprovadas.

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Confira abaixo alguns cuidados que os consumidores precisam ter na hora da compra.

LOJAS CONHECIDAS

Ao comprar em instituições reconhecidas, o consumidor se protege de forma dupla: primeiro, aumenta a probabilidade de receber produtos de boa qualidade e sem sustos na entrega; em segundo lugar, não fica exposto a plataformas de pagamento pouco seguras que podem roubar dados bancários.

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Uma das possibilidades é consultar a reputação da marca em sites como o ReclameAqui, em que é possível filtrar as reclamações dos consumidores por empresa e checar a resposta.

DESCONTOS

O consumidor deve redobrar a atenção quando receber ofertas mirabolantes ou que prometem produtos normalmente caros a preços irrisórios durante a Black Friday. Normalmente, nesses casos, os sites não são confiáveis e o cliente pode ser vítima de um golpe ao comprar algo que não vai receber.

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PRAZO PARA A ENTREGA

É importante o cliente ficar de olho nos prazos e cobrar as empresas que não cumprirem com o combinado. O Procon-SP informa que divergência no prazo de entrega é uma das principais causas de reclamação no órgão durante a Black Friday e as empresas podem ser multadas em até R$ 10 milhões por infrações.

Na semana da Black Friday, o Procon-SP vai contar com esquema de plantão para atender às demandas dos consumidores que se sentirem lesados ao fazerem compras no evento.

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