Entre em nosso grupo
2
Economia
ILEGAL. Segundo a prefeitura, foram apreendidos um carro e materiais para escavar o terreno com o material pesado
Continua depois da publicidade
Em julho deste ano, moradores denunciaram a volta do garimpo, na área da Satúrnia em Sorocaba | /Reprodução/TV TEM
Na última terça-feira, uma blitz apreendeu um carro e ferramentas utilizadas no garimpo ilegal de chumbo, na área da Satúrnia, antiga fábrica de baterias, localizada no bairro Iporanga, em Sorocaba.
Continua depois da publicidade
Segundo a prefeitura, o carro estava transportando resíduos da área. As ações de fiscalização ocorrem diariamente desde setembro deste ano para impedir a entrada de moradores que contaminam com o material depositado no solo.
A exploração do metal foi denunciada pela "TV TEM" no Fantástico, em 2018. Na época, foi mostrado que alguns dos moradores não tinham conhecimento sobre os problemas que o chumbo causa no corpo.
A massa falida fez algumas intervenções e colocou pedras na entrada do terreno para tentar evitar a entrada de carros e máquinas. No entanto, as pessoas têm entrado a pé. Como a área é grande, veículos e máquinas também têm entrado por outros locais.
Continua depois da publicidade
Em julho deste ano, moradores denunciam a volta do garimpo. A cerca instalada em volta do terreno onde o garimpo ilegal funcionou até agosto de 2018 foi arrancada, assim como as placas que alertavam para o risco de contaminação.
Os buracos, antes fechados pela massa falida da antiga fábrica de baterias, foram abertos novamente.
Ainda segundo moradores, o grupo chegava de manhã e ia embora no fim do dia. Os garimpeiros estariam vendendo o material no
terreno.
Continua depois da publicidade
O caso ainda é investigado. (GSP)
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade