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Economia

Cidade no interior de SP ganha 1º shopping e promete 2 mil empregos

Centro comercial recebeu um aporte de R$ 200 milhões e tem mais de 110 lojas de diversos setores

Yasmin Gomes

29/10/2025 às 19:30

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Espaço está localizado na avenida Nossa Senhora de Fátima, e também conta com academia, restaurantes e um cinema

Espaço está localizado na avenida Nossa Senhora de Fátima, e também conta com academia, restaurantes e um cinema | Divulgação/Americana Mall

A cidade de Americana, no interior de São Paulo, ganhará o primeiro grande centro de compras do município, o Americana Shopping. Com a inauguração prevista para esta quinta-feira (30/10), o empreendimento promete movimentar a economia local e gerar cerca de 2 mil empregos, segundo a prefeitura da cidade.

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O centro comercial recebeu um aporte de R$ 200 milhões e tem mais de 110 lojas de diversos setores como, moda, alimentação, saúde, beleza e lazer.

O espaço está localizado na avenida Nossa Senhora de Fátima, e também conta com academia, restaurantes e um cinema com sete salas, previsto para ser inaugurado em 2026.

A expectativa é que o novo complexo atenda não só os moradores do município, mas também consumidores de Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa e Sumaré, somando um público potencial de mais de 500 mil pessoas.

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Impacto na economia local

O economista José Augusto Gaspar Ruas, do Instituto de Pesquisas e Estudos Econômicos e Sociais (IPEES), afirmou em entrevista ao g1 que o impacto econômico do novo empreendimento começou antes mesmo da inauguração. Segundo ele, a execução das obras já movimentou recursos, gerou empregos e impulsionou a arrecadação de impostos municipais.

Com o início das operações, Ruas estima que o pagamento de salários deve injetar cerca de R$ 6 milhões por mês na economia local, considerando uma média salarial de R$ 3 mil.

Embora o número seja uma projeção, o economista destaca que esse montante representa renda direta circulando na cidade, beneficiando comunidades e bairros onde vivem os trabalhadores.

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Concorrência com o comércio local

Apesar do impacto positivo esperado no PIB municipal, Ruas alerta para possíveis efeitos de redistribuição do consumo. Parte dos clientes que costumavam comprar em áreas comerciais tradicionais pode migrar para o novo shopping, gerando concorrência direta com estabelecimentos locais.

O economista observa que essa pressão competitiva pode causar demissões, redução de empregos ou fechamento de lojas, caso a perda de clientela seja significativa, um cenário comum quando um grande empreendimento chega pela primeira vez a um município.

Para João, outro reflexo esperado é a valorização imobiliária no entorno do shopping, fenômeno comum em cidades médias que recebem investimentos desse porte.

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