Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Empresa destina R$ 600 milhões à fábrica de Mogi das Cruzes | Divulgação/Coca-Cola Femsa
A Coca-Cola FEMSA Brasil, maior fabricante do Sistema Coca-Cola em volume de vendas no País, anunciou investimento de R$ 600 milhões na sua fábrica em Mogi das Cruzes, no Alto Tietê. A unidade, implantada há 25 anos, é uma das 11 fábricas da companhia no Brasil.
Continua depois da publicidade
A fabricante vai aplicar os recursos na ampliação da capacidade produtiva, modernização da planta e fortalecimento da operação local, com foco em inovação, sustentabilidade e eficiência.
Entre outubro e dezembro, a unidade passará a ter duas novas linhas dedicadas à produção de refrigerantes. A empresa prevê a criação de aproximadamente 85 empregos.
O anúncio foi feito na última quarta-feira (6), durante evento com participação da prefeita do município, Mara Bertaiolli (PL); do presidente da Câmara de Mogi, Francimário Vieira (PL); e do gerente industrial da unidade da Coca-Cola, Juan Martinez.
Continua depois da publicidade
Também participaram o vice-prefeito Teo Cusatis (PL); o diretor-geral do Semae, José Luiz Furtado; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Sadao Sakai; e o secretário adjunto da pasta, Cláudio Costa.
“A unidade de Mogi tem um papel estratégico não apenas para a nossa companhia, mas também no Sistema Coca-Cola no Brasil. Estamos muito otimistas com a chegada das novas linhas de refrigerantes, com alto nível de tecnologia que trará grande eficiência no uso dos recursos”, afirma Mario Cesar Schafaschek, diretor de Supply Chain da Coca-Cola FEMSA Brasil.
Os novos maquinários e estruturas vão agregar mais tecnologia e sustentabilidade à operação, que terá a eficiência energética e hídrica aprimoradas, além da diminuição das emissões de gases.
Continua depois da publicidade
Além dos investimentos estruturais, a empresa reforça sua atuação socioambiental no município.
Segundo a empresa, o olhar para a sustentabilidade hídrica se estende para projetos externos, como o projeto Neutralidade Hídrica, responsável por retornar à natureza o volume de água utilizado na planta da companhia.
Desde 2022, cerca de 488 hectares de áreas prioritárias para recarga hídrica de Mogi das Cruzes e região foram adotados pela iniciativa para ações de preservação. Dessa forma, as ações contribuem para o funcionamento adequado do ciclo hidrológico, resultando em melhor disponibilidade e qualidade da água.
Continua depois da publicidade
No final do ano passado, a companhia inaugurou o Hub do Plástico, em parceria com a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat) e outras instituições.
O espaço de 1.250 metros quadrados (m²), no Jardim Rodeio, tem capacidade para reciclar até 200 toneladas de plástico por mês e oferece estrutura de trabalho para 80 catadores, com garantia de renda mensal. O hub ainda fomenta parcerias com cooperativas da região, oferecendo capacitação e fortalecendo a rede local.
Outro trabalho no âmbito social é o projeto Vamos Brincar, realizado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, Fundação FEMSA e Vila Sésamo. Voltado para reforçar a importância do brincar no desenvolvimento infantil, a iniciativa passou por 47 escolas e impactou mais de 300 educadores e 4.800 crianças em 2024.
Continua depois da publicidade
A Coca-Cola FEMSA Brasil já opera em oito estados. Ao todo, a empresa mantém 11 fábricas e 47 centros de distribuição. No Brasil, emprega mais de 25 mil pessoas.
A Prefeitura de Itu apresentou no fim do mês passado uma proposta para receber uma nova fábrica da Coca-Cola no município. Este pode se tornar um dos maiores investimentos da empresa no interior de São Paulo.
Segundo a companhia, a Coca-Cola FEMSA Brasil tem discutido com a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (InvestSP) a implantação de uma nova unidade no estado de São Paulo, mas não confirmou onde será.
Continua depois da publicidade
Por meio de nota, disse que o projeto integra os planos de investimento da companhia, que busca o constante desenvolvimento de suas operações, sempre de forma alinhada ao avanço socioeconômico sustentável das regiões em que está presente.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade