Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Expectativa da Receita é de que 46 milhões de declarações sejam entregues neste ano | Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Faltam menos de 17 dias para o fim do prazo de entrega do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), dia 30 de maio, e aproximadamente 50% dos contribuintes já entregaram suas declarações.
Continua depois da publicidade
Até as 14h46 desta terça-feira (13/5), mais de 23 milhões de pessoas já haviam entregado suas declarações.
Mesmo com o número expressivo de envios até agora, apenas metade das declarações esperadas foi entregue. A Receita Federal estima que, ao todo, 46 milhões de contribuintes prestem contas neste ano.
Quem não entregar a declaração dentro do prazo fica sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74, que pode chegar a até 20% do valor do imposto devido.
Continua depois da publicidade
Clique aqui e veja as regras explicadas pela Gazeta sobre quem deve declarar.
A multa é de 1% ao mês sobre o valor do imposto de renda não pago, mesmo que o pagamento já tenha sido efetuado. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74 e pode escalar até 20% do valor do imposto de renda.
Programa Gerador da Declaração (PGD) é o software mais utilizado pelos contribuintes. Para baixar, basta entrar na página da Receita Federal e seguir o passo a passo.
Continua depois da publicidade
Também é possível declarar pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para celulares e tablets. A declaração também pode ser feita pelo site da Receita Federal.
A consulta da restituição fica disponível a partir do dia 23 de maio. O pagamento será feito em cinco lotes. O primeiro lote será pago no dia 30 de maio e os seguintes estão previstos para 30 de junho, 31 de julho, 29 de agosto e 30 de setembro.
Por Thacio Mello
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade