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Construção do túnel promete reduzir o tempo de travessia entre Santos e Guarujá de até uma hora para cerca de dois minutos | Renata Fernandes/Gazeta de S. Paulo
Dois importantes leilões da infraestrutura paulista serão realizados nesta sexta-feira (5/9), na sede da Bolsa de Valores (B3), em São Paulo, com investimentos bilionários que visam modernizar rodovias e implementar a primeira travessia submersa do Brasil.
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Pela manhã, às 10h, será disputada a concessão do Lote Paranapanema, que abrange 285 quilômetros da rodovia Raposo Tavares e trechos complementares, enquanto à tarde, às 16h, o foco será o leilão do Túnel Santos-Guarujá.
O Lote Paranapanema prevê um investimento de R$ 5,8 bilhões ao longo de 30 anos, com um contrato de concessão que abrange 13 municípios do interior paulista, incluindo Ourinhos, Itapetininga, Paranapanema e Piraju.
A área contemplada abrange o trecho da rodovia Raposo Tavares entre Ourinhos e Itapetininga, além de rodovias complementares, consolidando um novo corredor logístico para o agronegócio, conectando o interior ao Centro-Oeste e ao Porto de Santos como alternativa à rodovia Castello Branco.
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As propostas para a concessão foram entregues na última segunda-feira (1º/9) por três empresas: Infra BR V Missouri Holding III SA, CS Infra S.A. e o consórcio Viaja+SP.
O processo de elaboração do projeto teve consultas públicas em dezembro de 2024 para receber contribuições e sugestões da sociedade.
O pacote de obras inclui a duplicação de 147 quilômetros de rodovias, 29 passarelas, 84 paradas de ônibus, 56 quilômetros de acostamentos, 13 quilômetros de vias marginais, além de 15 dispositivos em desnível e 39 em nível.
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Além disso, estão previstas melhorias tecnológicas e de segurança, como iluminação em LED nas áreas urbanas, câmeras de monitoramento (CFTV), painéis de mensagens variáveis, cobertura de comunicação sem fio, postos de pesagem e ambulâncias para atendimento pré-hospitalar.
À tarde, às 16h, acontece o leilão do Túnel Santos-Guarujá, projeto que representa um marco na engenharia nacional. A travessia submersa terá 1,5 km de extensão, com 870 metros imersos por módulos de concreto pré-moldados no leito do canal portuário.
O investimento total estimado é de R$ 6,8 bilhões, dos quais R$ 5,14 bilhões serão aportados pelos governos estadual e federal, com o restante vindo da iniciativa privada.
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Participam do leilão as empresas espanholas Acciona, responsável pelas obras da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo, e a portuguesa Mota-Engil, que recentemente firmou contrato com a Petrobras para serviços submarinos.
Na última terça-feira (2/9), o subprocurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU), Lucas Rocha Furtado, apresentou uma representação solicitando a suspensão deste leilão.
O documento foi encaminhado ao presidente da Corte, ministro Bruno Dantas, que negou o pedido nesta quinta-feira (4/9) sob a alegação do pedido estar baseado em uma reportagem jornalística, sem provas concretas de irregularidades.
O túnel terá três faixas de rolamento em cada sentido, incluindo uma adaptada para veículos leves sobre trilhos (VLT), além de ciclovia, espaço para pedestres e galeria de serviços.
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A construção do túnel promete reduzir o tempo de travessia entre Santos e Guarujá de até uma hora para cerca de dois minutos, fomentando o comércio, turismo e a logística portuária da região.
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