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Túnel submerso terá 870 metros de comprimento e ficará a 21 metros de profundidade | Divulgação/Governo de SP
O Túnel Imerso Santos-Guarujá, primeiro do tipo no Brasil, promete impulsionar a economia da Baixada Santista com a criação de aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos durante sua construção e operação.
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Além de dinamizar o mercado de trabalho, a obra pretende beneficiar cerca de 2 milhões de moradores de Santos e Guarujá, além de turistas que diariamente cruzam entre as duas cidades.
Nesta sexta-feira (5/9), ocorre o leilão que definirá quem ficará responsável pelas obras. A empresa espanhola Acciona e a portuguesa Mota-Engil foram as únicas interessadas em participar do leilão.
O investimento estimado é de R$ 6,8 bilhões, dos quais até R$ 5,1 bilhões serão aporte público dividido entre os governos estadual e federal. O contrato de 30 anos abrangerá construção, operação e manutenção.
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O túnel submerso terá 870 metros de comprimento e ficará a 21 metros de profundidade. A estrutura será formada por blocos pré-moldados, colocados em uma área escavada no canal do estuário.
A obra será realizada para preservar a operação do Porto de Santos e garantir a passagem de embarcações.
Além de encurtar o trajeto, a nova ligação deve estimular o turismo, fortalecer a economia local e reduzir as emissões, pois priorizará o transporte coletivo e sustentável, segundo o Governo de São Paulo.
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Atualmente, a travessia entre Santos e Guarujá leva em média 18 minutos de balsa, sujeita a longas filas, ou até 1 hora de carro pela estrada.
Com o túnel, o percurso poderá ser feito em apenas 5 minutos, beneficiando cerca de 2 milhões de moradores e trabalhadores da região.
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