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Economia

Trechos da Raposo Tavares terão mudanças gigantes após leilão desta sexta

Contrato terá duração de 30 anos com previsão de quase R$ 6 bilhões em investimentos

Yasmin Gomes

04/09/2025 às 19:55

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Duplicação integral da Raposo Tavares consolidará um novo corredor estratégico para o agronegócio

Duplicação integral da Raposo Tavares consolidará um novo corredor estratégico para o agronegócio | Governo de São Paulo

O leilão do Lote Paranapanema, que reúne 285 quilômetros da rodovia Raposo Tavares (SP-270) e trechos complementares no interior de São Paulo, será nesta sexta-feira (5/9), às 10h, na sede da Bolsa de Valores (B3), em São Paulo.

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A área leiloada abrange 13 municípios das regiões de Marília e Sorocaba. O contrato de concessão terá duração de 30 anos e prevê investimentos de quase R$ 6 bilhões focados em segurança viária, fluidez no tráfego e desenvolvimento regional.

As empresas Infra BR V Missouri Holding III SA, CS Infra e o consórcio Viaja SP entregaram propostas na B3 na segunda-feira (1º/9).

A proposta vencedora será aquela que oferecer o maior desconto sobre a contraprestação de referência, estabelecida em R$ 310 milhões ao ano, segundo o governo de São Paulo.

O lote abrange trechos de rodovias complementares:

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  • SP-189;
  • SP-278;
  • SPA-204/270;
  • SPA-245/270;
  • SPA-326;
  • SPA-312.

Melhorias

Nas melhorias previstas estão outras obras, como duplicação de 147 quilômetros de rodovia, 29 novas passarelas, 84 paradas de ônibus e 56 quilômetros de acostamentos.

Além disso, também estão previstos 13 quilômetros de vias marginais, 15 dispositivos de desnível e 39 em nível.

Ainda conforme o governo, essas obras podem causar impactos regionais, consolidando um novo corredor para o agronegócio, ligando o interior paulista à região Centro-Oeste e ao Porto de Santos, sendo essa uma alternativa à rodovia Castello Branco (SP-280).

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Outro

O leilão para o Túnel Santos-Guarujá também ocorrerá nesta sexta-feira (5/9), a partir das 16h, na sede da Bolsa de Valores (B3), em São Paulo.

O projeto prevê um investimento estimado em R$ 6,8 bilhões, sendo que R$ 5,14 bilhões serão divididos entre os governos de São Paulo e federal. O restante será coberto pela iniciativa privada.

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