A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 20 Maio 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Entretenimento

20 restaurantes de SP servem vinhos raros de todas as regiões da Itália

Festival celebra a cultura do vinho italiano na capital paulista

Yasmin Gomes

19/05/2025 às 22:30

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Entre os rótulos selecionados estão vinhos como o branco Villa Antinori Toscana IGT e o tinto Santa Cristina Chianti Superiore DOCG

Entre os rótulos selecionados estão vinhos como o branco Villa Antinori Toscana IGT e o tinto Santa Cristina Chianti Superiore DOCG | Freepik

A segunda edição da Settimana del Vino Italiano, festival que celebra a cultura do vinho italiano em São Paulo, começa nesta segunda-feira (19/5) e vai até domingo (25/5).

Continua depois da publicidade

A proposta é levar rótulos originários de 20 regiões da Itália para 20 restaurantes italianos da cidade.

Entre os rótulos selecionados estão vinhos como o branco Villa Antinori Toscana IGT e o tinto Santa Cristina Chianti Superiore DOCG. Ambos, produzidos na Toscana pela Marchesi Antinori, fazem parte da lista do Vinheria Percussi, em Pinheiros.

Do Friuli-Venezia Giulia, extremo Norte da Itália, vêm o branco Ronco Calaj Friulano Friuli-Venezia Giulia DOC e o tinto Zui Ribolla Gialla Venezia Giulia IGT, elaborados pela Russolo e servidos nas mesas do Zena, nos Jardins.

Continua depois da publicidade

Já os Falanghina del Sannio DOC e Mastro Rosso Campania IGT, branco e tinto assinados pela Mastroberardino, representam a Campania, ao Sul do Belpaese, na carta do Sensi, no bairro do Campo Belo.

Partipantes e regiões representadas

Cada endereço representa uma das 20 regiões italianas. Confira os restaurantes participantes da 2ª edição da Settimana del Vino Italiano e as regiões que representam:

  • ABRUZZO: Casa Santo Antônio;
  • BASILICATA: Vinarium;
  • CALABRIA: Ca d’Oro;
  • CAMPANIA: Sensi;
  • EMILIA-ROMAGNA: Ristorantino Caffè;
  • FRIULI-VENEZIA GIULIA: Zena;
  • LAZIO: Lido;
  • LIGURIA: Terraço Itália;
  • LOMBARDIA: Piselli (Jardins);
  • MARCHE: Temperani Trattoria;
  • MOLISE: Trattorita Evvai;
  • PIEMONTE: Supra di Mauro Maia;
  • PUGLIA: Zucco (Jardins);
  • SARDEGNA: Santo Colomba;
  • SICILIA: Tre Bicchieri;
  • TOSCANA: Vinheria Percussi;
  • TRENTINO-ALTO ADIGE: Maremonti (Campo Belo);
  • UMBRIA: Nino Cucina;
  • VALLE D’AOSTA: Bottega Bernacca (Melo Alves);
  • VENETO: Gero Itaim.

Conhecida como Enotria (Terra do Vinho), a Itália ostenta hoje a maior diversidade de uvas viníferas do mundo (cerca de 600 variedades), a liderança europeia em certificações de origem DOP e IGP para vinhos (são 529 denominações registradas atualmente) e vinhedos em todas as suas 20 regiões. 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados