Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Ingressos para 'Matilde' custam a partir de R$ 15 | Daniel Chiacos/Divulgação
Após lotar todas as sessões em passagens pelos CCBBs do Rio, Belo Horizonte, Brasília e Salvador, "Matilde" chega à sua última parada: o Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo, no centro histórico da cidade, onde cumprirá temporada entre quinta-feira (4/12) e 25 de janeiro de 2026, com pausa entre 22/12 e 7/1.
Continua depois da publicidade
Estrelada por Malu Valle e Ivan Mendes, a comédia tem texto de Julia Spadaccini e direção de Gilberto Gawronski, e vem se consolidando como um dos fenômenos teatrais do circuito cultural.
A montagem celebra os 35 anos de carreira de Malu Valle e presta homenagem a Paulo Gustavo, cuja história com a atriz começou há 20 anos, quando ele ainda era estudante de Artes Cênicas e a convidou para dirigir "Infraturas" (2005).
Anos depois, em 2015, foi Paulo quem propôs inverter os papéis e colocar Malu em cena sob sua direção, ideia que se desdobrou, em 2025, na criação de "Matilde".
Continua depois da publicidade
No palco, Malu vive uma mulher de 60 anos, aposentada, cuja rotina tranquila em Copacabana vira de cabeça para baixo quando ela decide alugar um quarto para Jonas (Ivan Mendes), um ator de 36 anos em busca de oportunidades.
Com humor e delicadeza, a peça aborda envelhecimento, solidão, relações intergeracionais e os desafios da sociedade patriarcal, discutindo etarismo, estigmas sociais e tabus sobre sexualidade na maturidade.
Dedicada a Paulo Gustavo, artista que transformou o teatro em ferramenta de reflexão e afeto, a comédia provoca debates contemporâneos com leveza, convidando o público a repensar estereótipos e preconceitos. O resultado tem feito muita gente sair do teatro com vontade de voltar.
Continua depois da publicidade
Como ação paralela, o CCBB SP realiza no dia 9 de janeiro, às 15h, a oficina "A necessidade de produzir arte", conduzida por Caio Bucker e Ivan Mendes.
A atividade de duas horas aborda empreendedorismo cultural, elaboração de projetos, Leis de Incentivo, patrocínios, financiamento coletivo, marketing e dramaturgia. As vagas serão preenchidas no dia, com retirada de ingressos uma hora antes, na bilheteria ou no site do CCBB SP.
A turnê da peça "Matilde" é apresentada pelo Ministério da Cultura e Banco do Brasil, com realização do Centro Cultural Banco do Brasil e produção da Bucker Produções Artísticas.
Continua depois da publicidade
Para quem gosta de espetáculos de teatro, não deixe de conferir que o musical "Hair" estreia em SP com missão urgente de espalhar esperança.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade