Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Encontro Brasileiro de Autos Antigos de Águas de Lindóia (EBAA) começa na quinta-feira (19/6) | Divulgação/Leonardo Figueira
O Encontro Brasileiro de Autos Antigos de Águas de Lindóia (EBAA), que começa na quinta-feira (19/6), e vai até domingo (22/6), realiza edição comemorativa de 10 anos.
Continua depois da publicidade
O evento, que homenageia os carros mais premiados desde a primeira edição, realiza uma exposição especial.
O EBAA espera receber mais de 500 mil pessoas e tem entrada gratuita para visitantes. Este é o maior encontro do antigomobilismo da América Latina.
Entre as novidades do evento está o Lion Peugeot, o Type VA, o primeiro veículo de quatro rodas a sair da fábrica de Valentigney, administrada por Robert Peugeot. Batizado de Voiturette. O modelo possuía um motor monocilíndrico, caixa de câmbio de três marchas e transmissão por corrente.
Continua depois da publicidade
Também entre os destaques da exposição estão os carros de corrida. O DKW Vemag Carretera, de 1965, é o único exemplar produzido pela equipe de competições da DKW Vemag com teto rebaixado e chassi encurtado.
O lendário Karmann Ghia Porsche 4Cam, de 1966, desenvolvido pela Equipe Dacon, é considerado um dos carros mais importantes e vitoriosos da história do automobilismo brasileiro. Foi pilotado e venceu diversas provas com três nomes da história da Fórmula 1: Emerson Fittipaldi, Wilson Fittipaldi e José Carlos Pace, ainda no início de suas carreiras.
Para marcar a edição comemorativa de 10 anos, o EBAA também contará com um espaço exclusivo para exposição de motocicletas históricas na Praça Adhemar de Barros.
Continua depois da publicidade
Uma das motos em destaque é a Sport 13, da Moto Guzzi, produzida em 1926 e pertencente ao expositor Tiago Songa, que ganhou a premiação ano passado. Fundada em 1921, o modelo é o mais antiga fabricante europeia de motocicletas em produção contínua e consolidou sua fama mundial pela forte presença em competições.
Modelos históricos da Chrysler, marca que completa 100 anos em 2025, também estarão no evento. No Brasil, a Chrysler está presente desde meados de 1920. Produziu veículos como o Dodge Dart, com o maior motor já fabricado no país, e modelos como Polara, Charger e LeBaron.
Já um modelo Concorde fabricado em 1979 ficou guardado todos esses anos e, agora, está sendo finalizada a segunda restauração do veículo, com reforma do estofamento, capota que foi mexida no exterior. Também foi somente agora que a família decidiu que a relíquia do avô está pronta para entrar em uma exposição e é um dos confirmados no EBAA.
Continua depois da publicidade
E outra novidade no evento é da Atos Proteção Veicular que escolheu a ocasião para o lançamento oficial da “Proteção Placa Preta” -uma modalidade exclusiva de proteção veicular desenvolvida especialmente para carros antigos, clássicos e de colecionador.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade