A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 11 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Entretenimento

Espetáculo gratuito inspirado no músico Naná Vasconcelos estreia em São Paulo

Artista pernambucano, homenageado em uma das exposições em cartaz no Itaú Cultural, tem sua forma de tocar, falar e respirar como base da construção do personagem central da trama

Mariana Ribeiro

27/09/2024 às 13:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Peça é da marionetista e diretora Juliana Notari

Peça é da marionetista e diretora Juliana Notari | Divulgação/Diálogo

O Itaú Cultural, centro de cultura na avenida Paulista, região central de São Paulo, será palco do espetáculo gratuito “Diálogo”, da marionetista e diretora Juliana Notari, de quinta a domingo (26 a 29/9). 

Continua depois da publicidade

A peça tem como base um estudo da artista sobre o gestual do músico pernambucano Naná Vasconcelos (1944-2016), homenageado em uma das exposições em cartaz no Itaú Cultural. O espetáculo levará à cena uma marionete de 1,50 m, criada e manipulada por Notari, que interage com três músicos em série de improvisos entre música e gestual. 

“Diálogo”, personagem central da trama que dá nome ao espetáculo, é um artista ancião que se sente cansado, isolado e silenciado por viver no mundo atual, cheio de comunicados, decretos e gritos.

Assim, a marionete usa o palco e o teatro, espaços que considera sua casa, como local para partir em defesa da necessidade de diálogo. Para tanto, interage com os músicos Fábio Leandro, Felipe Veiga e Heri Brandino.

Continua depois da publicidade

“A essência da música é o diálogo, e a da atuação da marionete também”, explica Juliana Notari sobre a relação que se estabelece em cena entre as duas expressões artísticas. 

“A relação que existe entre os instrumentos e o som é a mesma que eu tenho com a marionete”, detalha a artista, que divide o palco com a criação assinada por ela.

Notari ressalta que o personagem não representa Naná Vasconcelos. A marionete é o resultado do estudo do gestual do artista feito por ela, sobre como era sua forma de tocar, falar e até respirar. Naná se faz presente no espetáculo nos detalhes dos gestos, assim como na representatividade da sua relação íntima, profunda e religiosa com a música, os instrumentos de percussão e o corpo.

Continua depois da publicidade

“A peça não traz músicas do Naná, mas, sim, sua musicalidade. Ela está nesse diálogo do personagem com instrumentos como o piano, o vibrafone e a percussão, que serão interpretados em dias alternados durante a temporada, criando um espetáculo diferente a cada dia”, adianta.
 
Sobre a artista

Juliana Notari se dedica inteiramente à pesquisa e à experimentação nas artes da marionete há mais de 24 anos. A artista, graduada em Artes Cênicas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), foi bolsista no Institut International de lá Marionnette em Charleville-Mézières, na França, onde estudou a relação entre marionete, público e marionetista.

Como artista, marionetista, diretora, dramaturga e educadora teatral, criou dezenas de obras, festivais, blocos, cabarés, oficinas e cursos, realizando turnês no Brasil e em mais de 10 países.

Continua depois da publicidade

Como garantir os ingressos?

As apresentações da peça, assim como toda a programação do Itaú Cultural, são gratuitas, mas os ingressos devem ser reservados sempre na quarta-feira anterior à semana de apresentação, a partir das 12h, por este site.

Quem não conseguir garantir as entradas, pode comparecer ao Itaú Cultural no dia do evento e tentar ingressos remanescentes. A fila de espera começa a ser organizada uma hora antes do início atividade e os ingressos são distribuídos por ordem de chegada.

Continua depois da publicidade

Ficha técnica
Concepção e direção-geral: Juliana Notari 
Criação de marionetes e animação: Juliana Notari 
Direção musical: Felipe Veiga 
Criação musical: Fábio Leandro, Felipe Veiga e Heri Brandino 
Interpretação musical (Primeiro Movimento): Fábio Leandro e Felipe Veiga 
Interpretação musical (Segundo Movimento): Felipe Veiga e Heri Brandino 
Figurinos: Maria Elou 
Iluminação: Cris Souto 
Provocação: Jairo Pereira 
Produção: Marionete Livre e Serena Produções 
 
Serviço 
Espetáculo “Diálogo”
Quando? De 26 a 29/9 (quinta-feira a sábado, às 20h, e domingo, às 19h) 
Onde? Itaú Cultural - Avenida Paulista, 149 - Bela Vista, São Paulo 
Classificação indicativa: 10 anos [temas sensíveis] 
Entrada gratuita

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados