A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 23 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Entretenimento

Djamila Ribeiro dá aula aberta sobre poder das mulheres negras em festival gratuito

Evento em São Paulo, promovido pelo 'Pacto de Promoção da Equidade Racial', terá ainda painéis sobre empreendedorismo e liderança negra

Mari Ribeiro

23/07/2025 às 15:30

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
'Festival Pacto das Pretas' ocorre nesta sexta-feira (25/7)

'Festival Pacto das Pretas' ocorre nesta sexta-feira (25/7) | Divulgação

A retirada gratuita de ingressos para o “Festival Pacto das Pretas” já está disponível através da plataforma Sympla. A edição deste ano será na sexta-feira (25/7), no Teatro Sesi, em São Paulo, e promete entregar uma programação potente das 8h às 18h50.

Continua depois da publicidade

Com o tema “Mulheres negras na economia: oportunidades e desafios para a equidade no mercado”, o evento chegará a capital paulista como parte da programação nacional da edição 2025, promovida pela “Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial”.
 
A programação do festival contará com uma série de painéis, apresentações culturais e uma feira de empreendedorismo com expositoras negras de todo o País.

Neste ano, o evento celebrará a trajetória de duas grandes personalidades brasileiras: a deputada e professora Benedita da Silva, homenageada na etapa do Rio de Janeiro, e a escritora e filósofa, Djamila Ribeiro, em São Paulo.

Referência no ativismo do movimento negro no Brasil, a autora de obras como "Pequeno Manual Antirracista" e "Quem Tem Medo do Feminsmo Negro" promoverá uma aula magna gratuita durante o festival. 
 
A apresentação da executiva Grazi Mendes como nova embaixadora do festival e a presença de Wânia Sant’Anna, historiadora e presidente do Conselho Consultivo do "Pacto de Promoção da Equidade Racial" também farão parte das atividades. 
 
“O evento é mais do que uma celebração, é parte de uma estratégia coletiva que evidencia o papel essencial das mulheres negras na transformação do Brasil. Ao mesmo tempo em que reconhece nossa trajetória histórica de protagonismo, resistência e inovação, o festival também aponta para o futuro, exigindo um compromisso genuíno do setor corporativo", diz Grazi Mendes.

Continua depois da publicidade

A embaixadora do "Festival Pacto das Pretas 2025" explica ainda que, com o "Pacto de Promoção da Equidade Racial", grandes empresas têm um impacto direto na vida dos seus colaboradores negros.

"O Pacto é um convite e um chamado para que o mercado não apenas enxergue esse potencial, mas atue com responsabilidade na construção de país mais igualitário”, finaliza.

Entre os temas discutidos ao longo do dia, estarão: tecnologia, sustentabilidade, comunicação, inovação, políticas públicas e inclusão no mercado financeiro, sempre com foco na atuação e nas conquistas e desafios enfrentados por mulheres negras.

Continua depois da publicidade

O festival contará também com uma apresentação musical da atriz e cantora Isabel Fillardis, embaixadora do "Pacto", com o projeto “Canta Pretas Brasil”.

Toda a programação do evento é parte de uma iniciativa da "Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial", criada para fortalecer o protagonismo e a presença das mulheres negras nos espaços de tomada de decisão.

A edição de São Paulo integrará as ações do mês de julho, que serão voltadas para o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado no mesmo dia em que ocorrerá o festival na capital paulista. 

Continua depois da publicidade

Serviço - Fórum Pacto das Pretas – São Paulo

Onde? Teatro Sesi - Av. Paulista, 1313 - Cerqueira César, São Paulo
Quando? Sexta-feira (25/7)  
Horário: Das 8h às 18h50
Ingressos: Entrada gratuita - É necessário retirar o ingresso no Sympla ou na recepção do evento, sujeito à disponibilidade para o dia

Sobre o "Pacto de Promoção da Equidade Racial" e o "Festival Pacto das Pretas 2025"

Continua depois da publicidade

O "Pacto pela Equidade Racial" é uma organização dedicada à promoção da diversidade e inclusão racial no Brasil, com foco em iniciativas que transformem a realidade da população negra em diferentes setores da sociedade.

A associação é formada por mais de 80 empresas signatárias:

Brasilcap Capitalização, CAIXA Capitalização, 99Jobs, Accenture Brasil, ADP, Aegea, Afterverse Games, Alicerce Educação, Ambev, Anbima, Animale, Arezzo, B3 Bolsa do Brasil, Banco Fibra, Banco Pan, Bayer, Belgo, Bene, BMG, BNP Paribas, Brainvest, Brasilcap, Braskem, Brightmed, Caixa Capitalização, Caixa Seguridade, Capemisa, Carlotas, CESAR, Colliers, CSN, Daniel Law, Dasa, Endemol Shine, Farmax, Firjan, FuljFilm, Fundação Banco do Brasil, Galena, Gerdau, GOL, Grupo Fleury, Grupo Soma (9 empresas), Ifood, Jive Investments, Kraft, Laboratório Aché, Movile Pay , Nesst, Novonordisk, Objectiva, Pernambucanas, Phoenix Contact, Pinheiro Neto, Playkids, Product Aid, Publicsgroupe, PWC, Senai, Sesi, Siemens, Sistema B, Super Rico, Suzano, Sympla, Vale, Viatris, Vivo, Vox, XP, Zoop e Zurich Seguros.

Continua depois da publicidade

*Texto sob supervisão de Matheus Herbert 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados