Mãe de Pelé morre aos 101 anos

Celeste Arantes vivia em Santos, no litoral de São Paulo

Mãe de Pelé morre aos 101 anos

Mãe de Pelé morre aos 101 anos | Arquivo Pessoal

Celeste Arantes morreu nesta sexta-feira (21/06), em Santos, no litoral de São Paulo. Celeste foi mãe de três, Jair (Zoca), Maria Lúcia e Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Não há informações sobre a causa da morte.

Continua após a publicidade

Nascida em Três Corações, em Minas Gerais, ela criou seus filhos ao lado de João Ramos do Nascimento, o Dondinho. O casal permaneceu junto até a morte de Seu Dondinho, em 1996.

Continua após a publicidade

Mãe e filho

Falar de Pelé é sinônimo de falar de futebol, entretanto Celeste não via deste jeito. Para a mãe, ele era o “Dico”, não o Pelé. Dona Celeste não via futuro no futebol e tinha receio que seu filho não conseguisse mostrar seu talento. Em um passado, o pai da lenda santista havia tentado e fracassou devido a lesões.

Continua após a publicidade

Dondinho passou pelo Atlético (MG), Hepacaré, de Lorena (SP), Vasco de São Lourenço (MG) e Bauru Atlético Clube.

Continua após a publicidade

Em uma de suas tentativas, a mãe impediu que Pelé fosse contratado pelo Bangu, time tradicional do Rio de Janeiro. Convencida pelo marido e por Waldemar de Brito, Celeste não foi capaz de afastar o filho do futebol.

Continua após a publicidade

Waldemar, famoso atacante do Santos, foi o responsável por levar “Dico” ao time da Baixada Santista. Com o clube, Pelé viajou o mundo e colocou o Santos no mapa da bola. Com a Seleção Brasileira, Edson Arantes do Nascimento venceu três Copas do Mundo e oficializou o Brasil como o país do futebol.

Continua após a publicidade

Última homenagem

Em 20 de novembro de 2022, Pelé fez sua última homenagem à dona Celeste em comemoração aos 100 anos da mãe. 

Continua após a publicidade

Desde criancinha, ela me ensinou o valor do amor e da paz. Eu tenho muito mais de uma centena de motivos para agradecer por ser o seu filho. Compartilho essas fotos com vocês, com muita emoção por celebrar este dia. Obrigado por todos os dias ao seu lado, mãe“, escreveu Pelé, à época, nas redes sociais.

Continua após a publicidade

A lenda santista faleceu no dia 29 de dezembro, aos 82 anos.

Continua após a publicidade

*Texto sob supervisão de Diogo Mesquita