Localizada na divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Cambará do Sul atrai milhares de visitantes em busca de aventura e imagens inesquecíveis. A natureza foi generosa com a cidade, que está imersa em dois grandes parques nacionais, o de Aparados da Serra, onde está o cânion Itaimbezinho, o mais conhecido, e o da Serra Geral, que tem o cânion Fortaleza, que chama a atenção pela sua exuberância.
O parque Aparados da Serra fica aberto o ano todo e a entrada é gratuita. A visitação ao Itaimbezinho não precisa de guia, e há três trilhas para levar os turistas até lá. Uma delas dá acesso ao interior do cânion, a do Rio do Boi, que também é o único local permitido para entrar na água. Mas é bom levar água e lanches: não há restaurantes nem lanchonetes no local. É fácil encontrar as araucárias, árvores típicas de climas mais frios, que convivem muito bem com a flora da Mata Atlântica.
O parque da Serra Geral não fica muito longe do Aparados da Serra. É lá que está o cânion Fortaleza, com 900 m de profundidade, 1,5 km de largura e 7,5 km de extensão. Lá está a cachoeira do Segredo e a cachoeira do Tigre Preto.
Mas não só de cânions e trilhas vive Cambará do Sul. Como a cidade fica na Serra Geral, a mais de mil metros de altitude, os invernos são bastante frios por lá. Temperaturas negativas, geada e neve são comuns nesta estação. Por isso, uma tradição de décadas se mantém viva até hoje, a de tecer roupas, xales e cobertores com lã de carneiro – artesãos se especializaram nessa atividade e vendem suas obras aos turistas. Para aquecer os turistas que vêm em busca de aventura e belas paisagens!
(Vanessa Zampronho)
