Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Hairspray é o musical com mais indicações ao Prêmio Bibi Ferreira deste ano | Divulgação
Em 2025, o Prêmio Bibi Ferreira, uma das mais prestigiadas premiações das artes cênicas do Brasil, chega à sua 12ª edição e anunciou os indicados para a próxima grande noite de celebração do teatro nacional, marcada para ocorrer no dia 15 de outubro, no Teatro Santander, em São Paulo.
Continua depois da publicidade
Desde sua concepção, em 2012, o Bibi Ferreira transcendeu a posição de um “simples” prêmio e se tornou um catalisador de conexão, visibilidade e inovação para toda a comunidade teatral brasileira. Assim, a noite em que tudo isso é celebrado é muito aguardada por artistas, criativos, técnicos, fãs e todos os elos dessa imensa “engenharia teatral”.
Idealizado por Marllos Silva, um profissional que transita pela produção, direção, atuação e dramaturgia, o Prêmio Bibi Ferreira é a materialização de seu compromisso com o fortalecimento e a valorização do vibrante mercado teatral de São Paulo.
A cada edição, a premiação se reinventa, lançando luz sobre o trabalho incansável e a dedicação daqueles que, com curiosidade e excelência, moldam a cena cultural. E, acima de tudo, mantém acesa e luminosa a chama da imortal Bibi Ferreira, pioneira e força motriz do teatro nacional, cuja visão ecoa até hoje.
Continua depois da publicidade
"A gente acaba, morre, vai embora, desaparece. Mas eu não, eu vou ficar aí, porque tenho um prêmio que leva o meu nome. Meu pai dizia que através de mim viveria duas vezes. E eu digo que, por meio deste prêmio, também vou viver duas vezes", disse a estrela Bibi Ferreira, em 2015, às vésperas da terceira edição do Prêmio.
A cada ano, a cerimônia conta com a presença de grandes nomes da cena artística brasileira, que emprestam seu brilho para comandar a noite. A escolha criteriosa dos apresentadores reforça o compromisso do Prêmio em unir talento, carisma e representatividade.
Sob a direção artística que combina a visão estratégica de Marllos Silva e a expertise de sua equipe criativa, a noite contará com os tradicionais números musicais de abertura, concebidos sob medida, as apresentações dos melhores espetáculos da temporada e a emocionante homenagem no número "In Memoriam".
Continua depois da publicidade
Para a 12ª edição, espetáculos que cumpriram temporada em São Paulo entre 1º de julho de 2024 e 21 de junho de 2025 foram avaliados por comitês de nomeação especializados em musical e prosa.
Dezenas de produções competem nas mais de 30 categorias que abrangem desde a direção e atuação até aspectos técnicos e criativos.
No sistema de votação, os próprios indicados nas categorias de musical votam nos vencedores, promovendo um reconhecimento mútuo e legitimado pela própria comunidade.
Continua depois da publicidade
Nesta edição, os espetáculos musicais elegíveis passaram pelo crivo dos seguintes jurados:
Já o corpo de jurados do teatro de prosa é composto por:
No ano passado, a Gazeta participou da cerimônia de premiação do Bibi Ferreira e contou os detalhes sobre a noite de gala do teatro brasileiro.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade