Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Apesar de ser um cão de companhia, ele procura proteger seus donos de qualquer tipo de perigo | DEPOSIT PHOTOS
Segundo uma pesquisa do aplicativo DogHero, os cachorros da raça shih-tzu estão entre os mais adorados pelos brasileiros, perdendo apenas para os vira-latas. A raça, que surgiu na China, é considerada de pequeno porte, não costumando passar dos 27 cm de cermelha (região entre os ossos do ombro e a base do pescoço) e 8,5 kg.
Continua depois da publicidade
"Os cachorros shih-tzu não têm um padrão de cor definido. Mas, geralmente, eles são bicolor, podendo ter a pelagem branca e marrom, branca e preta ou preta e marrom", explica o veterinário Aldo Macellaro Júnior, fundador do Clube de Cãompo.
Entre as características comportamentais destacam-se o fato de ser um cão curioso, independente e sociável, se dando bem com pessoas de todas as idades e com outros animais. Entretanto, apesar de ser um cão de companhia, ele procura proteger seus donos do perigo.
Devido ao focinho mais curto e aos olhos saltados, a raça precisa de atenção redobrada com a saúde, visto que são mais propensos a problemas oculares, como úlcera de córnea, conjuntivite e lacrimejamento constante, além de terem predisposição a dermatites e problemas respiratórios.
Continua depois da publicidade
"Eles têm os olhos expostos, por isso o tutor precisa redobrar o cuidado, procurando manter sempre limpos os olhos do animal. Além disso, como eles têm o focinho pequeno é preciso cuidado com quinas de móveis e com a vegetação durante os passeios, para que não machuque os olhos. No mais, também são cães muito pouco tolerantes ao calor, assim cuidados com temperatura e hidratação devem ser tomados", finaliza Macellaro.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade