Vale do Paraíba recebe festival internacional gratuito de documentário musical

Este é o segundo ano consecutivo do evento na cidade, que exibirá filmes nacionais e internacionais, shows e debates

Documentário 'The Stones & Brian Jones' é um dos destaques da programação do 'In-Edit Brasil'

Documentário 'The Stones & Brian Jones' é um dos destaques da programação do 'In-Edit Brasil' | Divulgação

O Vale do Paraíba se prepara para receber, a partir desta quinta-feira (14/11) até domingo (17/11), mais uma edição do “In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical”. O evento será em São Luiz do Paraitinga, a cerca de 174 km da capital paulista.

Continua após a publicidade

Durante os quatro dias, a cidade terá programação totalmente gratuita de filmes, bate-papos e apresentações musicais. As atrações serão no auditório da Biblioteca Municipal Nelson Ferreira Pinto, no Mercado Municipal, no Coreto Elpídio dos Santos e no Café Cultural Mai Será o Binidito.

O festival, que teve sua primeira edição itinerante em 2023, começa nesta quinta-feira (14/11), às 11h30, com a exibição do longa “Moacyr Luz, o Embaixador dessa Cidade”, sobre o músico boêmio carioca.

Ainda na quinta, a Biblioteca Municipal receberá os filmes “Funk Favela”, que mostra as multiplicidades e as contradições deste movimento em São Paulo, às 15h, e “Let the Canary Sing”, sobre a estrela pop Cyndi Lauper, às 17h30.

Continua após a publicidade

A última exibição do dia será “Terra de Ciganos”, às 19h30 no Mercado Municipal, um dos grandes destaques da edição paulistana do festival. O documentário revela como as comunidades ciganas preservam suas tradições enquanto se integram à sociedade brasileira, com um olhar especial para os desdobramentos na música.

O Coreto Elpídio dos Santos, no centro da cidade, sediará o show que encerrará a programação de quinta-feira com o quarteto “Vitsa Ramanush”, que mistura ritmos ciganos tradicionais e influências do pop, criando uma atmosfera festiva e envolvente.

Com violões e acordeão, o grupo conduz o público para uma imersão cultural, celebrando a tradição das fogueiras ciganas. Em caso de chuva, a apresentação será realizada às 11h de sexta-feira (15/11).
 
O “In-Edit Brasil” em São Luiz do Paraitinga terá mais duas atrações musicais. Na sexta (15/11), ocorrerá o show “Tributo a Luiz Melodia”, com Renato Piau e três expoentes da cena local: Lia Marques, Camilo Frade e Caio Frade.

Continua após a publicidade

Encerrando a programação de shows, no sábado (16/11), será a vez do “Tributo aos Rolling Stones”, com Mário Manga, Fabio Tagliaferri, Zé Antonio Algodoal e músicos da banda Antiprisma.
 
O festival também terá dois debates: na sexta-feira (15/11), a jornalista Patricia Palumbo conversará sobre “Luiz Melodia – No Coração do Brasil”, documentário no qual assina a direção musical.

Já no sábado (16/11), Palumbo retorna ao lado do diretor Riba de Castro para relembrar o “Lira Paulistana”, histórico espaço que foi berço da vanguarda musical paulistana, e avaliar o legado deste movimento.

“A edição do ano passado em São Luiz foi um grande sucesso, fazendo jus à tradição artística da cidade, especialmente relacionada à música. Por isso, fizemos questão de incluir a cidade na itinerância deste ano, com uma programação recheada de filmes que foram destaque em São Paulo, inclusive os que receberam prêmios e menções honrosas”, afirma Marcelo Aliche, diretor artístico do In-Edit Brasil.

Toda a programação do “In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical”, em São Luiz do Paraitinga, está disponível aqui.

Continua após a publicidade

Gosta de festivais? Então confira o maior festival de sustentabilidade da América Latina que traz exposições inéditas.

Programação – In-Edit São Luiz do Paraitinga 

Quinta-feira (14/11) 

Continua após a publicidade

Na Biblioteca
11h30 – Moacyr Luz, o Embaixador Dessa Cidade
15h – Funk Favela
17h30 – Let The Canary Sing

No Mercado Municipal
19h30 – Terra de Ciganos

No Coreto
21h – Show: Vitsa Ramanush – Música Cigana

Continua após a publicidade

Sexta-feira (15/11) 

Na Biblioteca
11h – Carlos
15h – Terror Mandelão (sessão apresentada pelo diretor Felipe Larozza)
17h30 – Saravah
18h30 – Viva Volta

No Café Mai Será o Binidito
16h30 – Conversa Afinada: Luiz Melodia (bate-papo com a diretora musical do filme, Patricia Palumbo)

Continua após a publicidade

No Mercado Municipal
19h30 – Luiz Melodia – No Coração do Brasil

No Coreto
21h – Show: Tributo a Luiz Melodia, com Renato piau, Lia Marques, Camilo Frade e Caio Frade

Sábado (16/11) 

Continua após a publicidade

Na Biblioteca
11h – O Homem Crocodilo
15h – Black Rio! Black Power!
17h30 – No Rastro do Pé de Bode
18h30 – Outras Histórias do Mar (sessão apresentada pela diretora Carolina Rolim)

No Café Mai Será o Binidito
16h30 – Conversa Afinada: Lira Paulistana e a Vanguarda Paulista (bate-papo com Patricia Palumbo e Riba de Castro)

No Mercado Municipal
19h30 – The Stones & Brian Jones

Continua após a publicidade

No Coreto
21h – Show: Tributo aos Rolling Stones (Mário Manga, Fabio Tagliaferri, Zé Antonio Algodoal e Banda Antiprisma)

Domingo (17/11)

Na biblioteca
11h – Black Future, Eu Sou o Rio
15h – Germano Mathias – O Catedrático do Samba

Continua após a publicidade

Serviço
In-Edit Brasil – São Luiz do Paraitinga (SP)

Quando? De quinta a domingo (14 a 17/11)

Onde? Biblioteca Municipal – Rua Monsenhor Ignácio Gioia, Centro Histórico
Mercado Municipal – Rua Monsenhor Ignácio Gioia, Centro Histórico
Coreto Elpídio dos Santos – Praça Dr. Oswaldo Cruz, Centro Histórico
Café Cultural Mai Será o Binidito – Praça Dr. Oswaldo Cruz, 322, Centro Histórico

Continua após a publicidade

Entrada gratuita