Entre em nosso grupo
2
Entretenimento
As mostras passam desde a história das mulheres no futebol, passando pela exposição "Um Defeito de Cor", inspirada no livro de Ana Maria Gonçalves
Continua depois da publicidade
Os visitantes do Museu do Futebol encontrarão possibilidades interativas e gameficadas na nova sala Jogo de Corpo | Divulgação/Museu do Futebol
São Paulo, conhecida por sua efervescente cena cultural, oferece uma variedade de exposições que prometem encantar diferentes públicos neste mês de julho.
Continua depois da publicidade
As exposições passam desde a história das mulheres no futebol, passando pela exposição “Um Defeito de Cor”, inspirada no livro de Ana Maria Gonçalves, a cidade está repleta de opções para os amantes da cultura e das artes visuais.
A exposição conta a trajetória do esporte desde o século XIX e segue até os anos 1930, com mais ênfase o futebol feminino. Entre a história contada nesta exposição, está a de mulheres que resistiram a proibição contra o futebol feminino instituída por Getúlio Vargas e que vigorou entre 1941 e 1979.
A mostra, que teve inicio no dia 12 de julho, inclui imagens raras que mostram mulheres brasileiras jogando futebol a partir de 1920 – por enquanto, os registros mais antigos de que se tem notícia.
Continua depois da publicidade
O Sesc Pinheiros, em São Paulo, recebe a exposição “Um Defeito de Cor”, que ficará em cartaz até o dia 1º de dezembro de 2024. A mostra tem inicio no muro de entrada partindo do romance histórico de Ana Maria Gonçalves.
Em seu livro, a autora reconta a saga de Kehinde, africana escravizada confrontada com a necessidade de reconstrução em terras brasileiras e a luta por liberdade fazendo uso da comida, da arte, do afeto, da busca pela família, acolhimento e de sua fé. A visitação a exposição é gratuita.
Sabia que as palavras “moleque”, “cachimbo” e “quitanda” vieram do idioma quimbundo? Confira essas e outras influências da presença africana no dia a dia brasileiro nesta exposição inédita, que acabou de ser inaugurada em SP. A mostra segue até 2025.
Continua depois da publicidade
E exposição é uma experiência única e imersiva, reunindo obras de dois dos maiores artistas da história à tecnologia de última geração, numa experiência única proporcionada pela Lightland, mesmos produtores da exposição Van Gogh e os expressionistas.
São Paulo recebe a primeira temporada da exposição, que vai até o dia 31 de agosto, e percorrerá várias regiões do país.
A exposição chega a Japan House, em São Paulo, trazendo um panorama sobre a evolução da moda nipônica a partir de quinze trajes de estilistas japoneses. A mostra traz as influências e criação de novas tendências na moda. A mostra fica em cartaz até o dia 1 de setembro.
Continua depois da publicidade
A exposição apresenta de modo pioneiro um foco queer sobre a obra do artista, com 23 pinturas produzidas entre 1947 e 1988. A mostra vai até o dia 28 de julho.
Até o dia 15 de setembro, o Instituto Tomie Ohtake recebe a exposição Calder + Miró. A mostra, que tem entrada gratuita, traz mais de 150 peças que mostram a ligação entre os trabalhos do escultor norte-americano Alexander Calder (1898-1976) e do espanhol Joan Miró (1893-1983).
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade