Desde o dia 28 de fevereiro, o mundo está em alerta para as possíveis consequências dos ataques trocados entre Israel, Estados Unidos e Irã.
No mundo esportivo, o conflito que envolve a região do Oriente Médio já deixou sua marca: diferentes modalidades cancelaram ou mudaram a data de suas competições.
Até o momento, a Fifa, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e a Fiba foram algumas das organizações do meio a se manifestar sobre o impacto da crise global nos respectivos torneios.
Fifa
A Fifa convocou reuniões de crise para avaliar possíveis impactos da escalada militar no Oriente Médio na Copa do Mundo Fifa de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, Canadá e México.
De acordo com o jornal britânico The Times, os encontros ocorreram após a assembleia da International Football Association Board (Ifab), responsável pelas regras do futebol, e discutiram possíveis repercussões do conflito na organização do torneio.
Nos bastidores, dirigentes também questionaram a decisão do presidente da entidade, Gianni Infantino, de criar um prêmio da paz da Fifa concedido ao presidente Donald Trump em dezembro de 2025.
A Fifa ainda não anunciou medidas concretas, mas monitora os desdobramentos e possíveis efeitos sobre logística, segurança e organização do Mundial.
FIA
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) alertou para riscos no calendário do automobilismo, especialmente na Fórmula 1 e no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC).
O fechamento do espaço aéreo em áreas do Oriente Médio tem afetado a logística das equipes e levantado dúvidas sobre provas previstas na região, como etapas no Bahrein e na Arábia Saudita.
Segundo o presidente da entidade, Mohammed Ben Sulayem, a segurança e o bem-estar serão prioridades.
Além disso, a FIA informou que mantém contato com promotores e equipes e avalia se as condições permitem a realização das provas ou possíveis alterações no calendário.
Embora o Grande Prêmio da Austrália siga confirmado, a entidade já trabalha com rotas alternativas para o transporte de equipamentos, diante das restrições no tráfego aéreo.
Fiba
A Fiba anunciou o adiamento de quatro partidas das Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo de Basquete Fiba de 2027 devido ao aumento das tensões na região.
Foram suspensos os confrontos Irã x Síria e Iraque x Jordânia, pelo Grupo C, além de Líbano x Índia e Catar x Arábia Saudita, pelo Grupo D.
Os jogos estavam previstos para esta segunda-feira (2/3), mas ainda não têm novas datas definidas.
Segundo a entidade, a decisão prioriza a segurança de atletas, equipes e funcionários envolvidos nas partidas, em meio ao alerta máximo no Oriente Médio após os ataques militares e a retaliação iraniana na região.
