A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 15 Dezembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Esportes

Do inferno em Quito ao êxtase no Allianz, Palmeiras renasce na Libertadores

Com a classificação do Flamengo, que empatou em 0 a 0 contra o Racing, essa será a quinta decisão 100% brasileira na Libertadores

Hebert Dabanovich

31/10/2025 às 09:20  atualizado em 31/10/2025 às 09:27

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Essa será a quinta decisão 100% brasileira na Libertadores

Essa será a quinta decisão 100% brasileira na Libertadores | Reprodução/X

Após uma derrota amarga por 3 a 0 em Quito, no Equador, o Palmeiras reverteu o placar e goleou a LDU por 4 a 0 no Allianz Parque, na noite desta quinta-feira (30/10), garantindo vaga na final da Copa Libertadores da América.

Continua depois da publicidade

Com a classificação do Flamengo, que empatou em 0 a 0 contra o Racing na quarta-feira (29/10), esta será a quinta decisão 100% brasileira na Libertadores.

Desde 2020, o futebol brasileiro tem dominado a América. A única final recente sem dois brasileiros foi a de 2023, quando o Boca Juniors perdeu para o Fluminense por 2 a 1, no Maracanã.

Como foi o jogo

Para reverter o placar de Quito, o técnico do Verdão prometeu uma noite mágica, promessa que cumpriu com uma virada histórica, contra a LDU, garantindo a vaga para a final da Libertadores.

Continua depois da publicidade

Abel Ferreira escalou o Palmeiras com quatro atacantes: Allan, Sosa, Vitor Roque e Flaco López, em uma formação ofensiva que deu resultado logo no início. Allan cruzou pela direita, e Sosa marcou de cabeça, abrindo o placar.

O segundo gol também contou com participação direta da comissão técnica. Após uma jogada ensaiada planejada pelo auxiliar Vitor Castanheira, responsável pelas bolas paradas ofensivas, Bruno Fuchs ampliou ainda no fim do primeiro tempo.

Na etapa final, com o time precisando de mais um gol para levar a decisão aos pênaltis, Abel colocou Raphael Veiga em campo. O meia marcou quatro minutos depois de entrar, mantendo o Palmeiras vivo na disputa.

Continua depois da publicidade

Allan, que começou entre os titulares, ainda protagonizou o lance do pênalti ao ser derrubado na área após jogada individual. Veiga cobrou e confirmou a vitória alviverde.

Em uma entrevista coletiva, Abel Ferreira comemorou a virada contra a LDU, justamente no dia em que completou cinco anos no comando do Palmeiras.

O técnico se emocionou ao falar do time como uma “família”: “Vocês brasileiros são muito família, e eu também sou”, disse Abel.

Continua depois da publicidade

Primeiro tetracampeão

Agora, Palmeiras e Flamengo disputam a final da Libertadores em Lima, no Peru, mesmo local onde em 2019, o time carioca venceu o River Plate de virada por 2 a 1 e conquistou o título.

Essa final definirá o primeiro time brasileiro tetracampeão da competição. No momento, Palmeiras, Flamengo, São Paulo, Grêmio e Santos aparecem igualados com três títulos cada.

Além do tetra, essa será a oportunidade do Brasil igualar a Argentina em títulos da Libertadores. Nesta final, o Brasil conquistará seu 25º título, igualando com os argentinos.

Continua depois da publicidade

Clima de revanche

Essa decisão, no entanto, terá um gostinho de revanche para o time Rubo-Negro. Em 2021, em Montevidéu, o verdão bateu o time carioca por 2 a 1, na prorrogação.

A final ficou marcada pelo erro de Andreas Pereira, que na época, era jogador do Flamengo, que foi desarmado por Deyverson no gol do título Alvi-Verde. Hoje, o meia joga pelo clube paulista.

Sequência de títulos

  • 2019 - Flamengo
  • 2020 - Palmeiras
  • 2021 - Palmeiras
  • 2022 - Flamengo
  • 2023 - Fluminense
  • 2024 - Botafogo
  • 2025 - Palmeiras ou Flamengo

Títulos por país

  • Argentina e Brasil: 25 títulos
  • Uruguai: 8 títulos
  • Colômbia e Paraguai: 3 títulos
  • Chile e Equador: 1 título
  • Bolívia, Peru e Venezuela: 0 título
TAGS :

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados