Com 188 votos a favor, Júlio Casares teve o processo de impeachment aprovado e deixa a presidência do São Paulo, até o momento, afastado do cargo. Seu vice, Harry Massis Júnior, assume.
A destituição só será confirmada com a Assembleia Geral dos sócios, que tem 30 dias para ser marcada a partir desta sexta-feira (16/1).
Basta que o número de votos atinja a maioria simples para sacramentar a saída de Casares.
Contudo, a expectativa é que Casares renuncie após a derrota no Conselho Deliberativo. Desta forma, ele continua sócio e conselheiro e pode até se candidatar novamente em 2029, ou ser diretor na próxima gestão.
Caso aguarde a próxima votação e sofra impeachment, continua sócio e conselheiro, mas fica inelegível por 10 anos, nem pode exercer cargo diretivo.
Torcedores são-paulinos marcaram presença nos arredores do MorumBis protestando e exigindo a saída do presidente.
Após polêmicas e investigações policiais sobre suposta venda ilegal de camarote por parte de diretores do clube e de apuração sobre possíveis transações bancárias irregulares na conta do dirigente, a pressão aumentou, até culminar na aprovação do impeachment.
Quem é Harry Massis Júnior
Harry tem 80 anos, é empresário e sócio do clube desde 1964. Conselheiro vitalício do clube, o profissional já exerceu diferentes funções dentro do São Paulo.
Nos mundiais de 1992 e 1993, atuou como diretor adjunto administrativo e integrou a delegação nas conquistas internacionais. Quase 10 anos depois, entre 2001 e 2002, atuou como diretor adjunto de futebol.
Nos bastidores, faz parte do membro do grupo político conhecido como Vanguarda, que apoiava o então presidente, mas deixou a coalizão recentemente por conta das denúncias.
Harry Massis Júnior é dono do Hotel Massis, no bairro da Consolação, em São Paulo, e também de uma rede de estacionamentos que leva o mesmo nome, sendo reconhecido também fora do futebol.
Nota do São Paulo
“O Conselho Deliberativo do São Paulo Futebol Clube realizou nesta sexta-feira (16) o pleito referente aos pedidos de destituição do Presidente da Diretoria Julio Casares. Foram computados 188 votos para aprovar a pauta, contra 45 para rejeitar, além de dois votos em branco.
Conforme o Estatuto Social, a destituição do Presidente Eleito ocorre com voto favorável de ao menos dois terços da totalidade dos membros do Conselho Deliberativo.
Com a aprovação, cabe ao Presidente do Conselho Deliberativo a convocação de Assembleia Geral para ratificar a decisão dentro do prazo de 30 dias.
O afastamento do Presidente Eleito ocorre de forma imediata e será revertido apenas em caso de reprovação da pauta na Assembleia Geral. Quem passa a exercer a função de mandatário é o Vice-Presidente Harry Massis.
Para que a destituição seja ratificada, é necessário que a maioria simples dos associados do Clube vote pela aprovação.
A Reunião Extraordinária desta sexta-feira ocorreu de forma híbrida, com os conselheiros realizando seus votos digitalmente.”
